Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Curso de Especialização em Gestão Escolar

O curso de especialização em gestão escolar é voltado para a formação continuada de dirigentes da educação básica, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância, com carga horária de 400 horas. A formação tem três eixos vinculados entre si: o direito à educação e a função social da escola básica; políticas de educação e gestão democrática da escola; projeto político-pedagógico e práticas democráticas da gestão escolar.

Modo de implementação - o curso é operado numa estrutura descentralizada, sob responsabilidade de instituições públicas de ensino superior (Ipes) que integram os estados federados do país, sob a coordenação da SEB/MEC e em colaboração com a Secretaria de Educação a Distância (Seed) e do Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Público-alvo - Diretores e vice-diretores, em exercício, totalizando, no máximo, dois participantes por escola pública da educação básica, integrantes dos sistemas de ensino estadual e municipal.

Seleção dos candidatos - Cada sistema de ensino realiza a pré-seleção dos candidatos e cada universidade realiza o processo seletivo para o ingresso no curso de especialização em gestão escolar. O processo seletivo inclui duas etapas: uma pré-inscrição feita pelos sistemas de ensino e, em seguida, uma seleção técnica feita pelas universidades responsáveis pelo curso. O atendimento priorizará os municípios e escolas com baixo Ideb, e terá por base na seleção dos candidatos, os critérios mínimos de seleção:

 

  • Ter concluído curso de graduação plena.
  • Ser gestor, efetivo e estar em exercício, de escola pública municipal e/ou estadual de educação básica.
  • Ter disponibilidade para dedicar-se ao curso.
  • Estar disposto a compartilhar o curso com o coletivo da escola.
  • Evidenciar disposição para construir, com a comunidade escolar e local, o projeto político-pedagógico no estabelecimento de ensino onde atua.


Avaliação e certificação
– A avaliação do cursista dará ênfase ao processo de aprendizagem, envolvendo procedimentos de autoavaliação, avaliação à distância e presencial, participação no projeto vivencial e elaboração de trabalho de conclusão de curso. A certificação obedecerá às normas da universidade sede do curso.

 

CD 1 – 2º Edição – Curso de Especialização em Gestão Escolar

CD 2 – 2º Edição – Curso de Especialização em Gestão Escolar
Palavras-chave: Cursos, gestão escolar