Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.



Edição 2014

1) AVISOS IMPORTANTES
Prazo de adesão se encerra no dia 31 de agosto de 2014. A Adesão ao Programa Mais Educação é realizada pelo site do PDDE Interativo. Tanto as escolas que já aderiram em anos anteriores como as que desejam aderir pela primeira vez devem fazer a adesão para o ano de 2014.

2) PASSO A PASSO CADASTRAMENTO DE MEMBROS DOS COMITES ESTADUAIS PARA GESTÃO DA PLATAFORMA DO PDDE INTERATIVO

No vídeo, a servidora Manuelita Falcão Brito explica como se Estruturam os Perfis de Acesso a plataforma do Programa Dinheiro Direto na Escola Interativo (PDDE Interativo - http://pdeinterativo.mec.gov.br/). Trata, em especial, do cadastramento dos membros Comitês de Análise e Aprovação, necessários para autorizar o acesso dos (as) diretores (as) das unidades escolares à plataforma e para adesão ao Programa Mais Educação 2014.

Bloco único.

3) PASSO A PASSO PARA ACESSO À PLATAFORMA DO PDDE INTERATIVO


O tutorial, explica aos diretores como os (as) Diretores (as) das unidades escolares podem se cadastrar na Plataforma do Programa Dinheiro Direto na Escola Interativo (PDDE Interativo) e obter a senha de acesso. A plataforma do PDDE Interativo é a única forma de adesão ao Programa Mais Educação 2014.

O tutorial pode ser acessado aqui.

4) PASSO A PASSO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - 2014

No vídeo, o servidor Luiz Carlos Rocha Dalla Costa explica como cadastrar o Plano de Atendimento da Escola, por meio do sistema Programa Dinheiro Direto na Escola Interativo (PDDE Interativo - http://pdeinterativo.mec.gov.br/) na internet, necessário para a participação no Programa Mais Educação 2014.

Bloco 1 / Bloco 2.

5) COMO INFORMAR O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO CENSO ESCOLAR

O video explica como informar no Censo Escolar as atividades de Educação Integral.

Bloco 01 / Bloco 02.

A apresentação pode ser acessada aqui.

6) RECURSOS FINANCEIROS PARA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Romeu Caputo, Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, tratou das questões relativas ao pagamento dos Planos de Atendimento ao Programa Mais Educação e da Alimentação Escolar.

Bloco 01 / Bloco 02.

7) RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 14, DE 9 DE JUNHO DE 2014

Destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, para assegurar que essas realizem atividades de educação integral e funcionem nos finais de semana, em conformidade com o Programa Mais Educação. Clique aqui para visualizar a resolução.

8) LISTA DE ESCOLAS QUE PODEM ADERIR AO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – 2014

Clique aqui para visualizar a lista.

9) PERGUNTAS MAIS FREQUENTES EM RELAÇÃO AO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – 2014

Clique aqui para visualizar o documento.

10) Manual operacional de Educação Integral 2014
O manual dá orientações gerais para a implantação do Programa Mais Educação. Dispõe sobre as ofertas formativas para as escolas Urbanas e Rurais. Além disso, apresenta os critérios para adesão, sobre o financiamento do programa, kits, prestação de contas e demais informações relevantes.

O Manual pode ser acessado aqui.

11) Nota Informativa Censo Escolar 2014
Esclarecimentos sobre a declaração das turmas participantes do Programa Mais Educação no Censo Escolar 2014.

 



Saiba Mais sobre o Programa

Contatos
Programa Mais Educação
Coordenação Geral de Educação Integral
Diretoria de Currículos e Educação Integral (DICEI)
Esplanada dos Ministérios – Bloco L – Anexo II – Sala 301 / CEP: 70047 – 902
Telefone: (61) 2022-9039, 9184, 9185 e 9187.
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Palavras-chave: Mais Educação, tempo, espaço, formação integral;