Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Programas e Ações

Principais Ações e Programas de responsabilidade do Ministério da Educação no PPA 2012-2015
(adaptado do Relatório de Gestão – SECADI/MEC – Exercício 2013)

Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão

Com base no PPA 2012-2015 – o Plano Mais Brasil – a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) implementa políticas públicas integradas aos Programas e Ações da Educação Superior, Profissional e Tecnológica e Básica, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades educacionais, considerando diferentes públicos e temáticas, a saber: Educação Especial, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Quilombola, Educação em Direitos Humanos, Educação Inclusiva, Gênero e Diversidade Sexual, Combate à Violência, Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos. As áreas de atuação da SECADI contemplam, ainda, agendas políticas de caráter intersetorial.

As ações, projetos e programas da SECADI são destinados à formação de gestores e educadores, à produção e distribuição de materiais didáticos e pedagógicos, à disponibilização de recursos tecnológicos e à melhoria da infraestrutura das escolas, buscando incidir sobre fatores que promovam o pleno acesso à escolarização e à participação de todos os estudantes, com redução das desigualdades educacionais, com equidade e respeito às diferenças.

Em relação aos macroprocessos finalísticos a SECADI prioriza o fortalecimento das políticas educacionais voltadas para a educação intercultural dos povos indígenas, o atendimento às especificidades das populações do campo, das comunidades remanescentes de quilombo e demais povos, para as relações étnico-raciais, a sustentabilidade socioambiental, a educação em direitos humanos, de gênero e diversidade sexual, a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, a alfabetização, a elevação de escolaridade, qualificação profissional e a participação cidadã, bem como a implementação de estratégias específicas para a juventude e as pessoas em privação de liberdade. Essas políticas têm por objetivo reduzir as desigualdades, atendendo a públicos específicos e historicamente excluídos do processo educacional. Nessa perspectiva, destacam-se as atuais Resoluções do Conselho Nacional de Educação, que estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais, orientando a construção de um sistema educacional inclusivo, que garanta o direito universal de acesso à escolarização e assegure, como parte integrante desse direito, o respeito e a valorização da diversidade humana, social, cultural, ambiental, regional e geracional.

Clique aqui para baixar conteúdo completo

 


*a análise situacional de cada meta consta do Relatório de Gestão da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI - Exercício 2013.

 


*a análise situacional de cada meta consta do Relatório de Gestão da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI - Exercício 2013.

 


*a análise situacional de cada meta consta do Relatório de Gestão da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI - Exercício 2013.

 


*a análise situacional de cada meta consta do Relatório de Gestão da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI - Exercício 2013

 

Diretoria de Políticas de Educação Especial – DPEE

 

Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-raciais

 

Formação Continuada de Professores em Educação Quilombola e para as Relações Etnico-Raciais

Educação Quilombola

Educação Escolar Indígena

Formação Continuada de Professores em Educação Escolar Indígena

 

Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania

 

Diretoria de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – DPAEJA

 

Diretoria de Políticas Educacionais para a Juventude

Palavras-chave: Secadi, programas, ações