Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Educação profissional

Ministério lança programa para incentivar o empreendedorismo

Terça-feira, 28 de maio de 2013 - 18:02

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, discursa no lançamento do Pronatec Empreendedor (Foto: João Neto/MEC)“Precisamos criar a cultura do empreendedorismo na juventude.” A afirmação foi feita pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na manhã desta terça-feira, 28, ao lançar o programa Pronatec Empreendedor, durante o Encontro Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Brasília. A previsão é de que, já em 2013, o programa capacite mais de 181 mil estudantes de 15 cursos, além de 2,5 mil professores.

 

O escopo do Pronatec Empreendedor prevê a inserção de conteúdos sobre empreendedorismo nos cursos que já são ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para 2014, o programa Pronatec Empreendedor deve ser ampliado. A previsão é de que 1,3 milhão de estudantes sejam capacitados, bem como 5 mil professores.

 

Na cerimônia, o ministro da Educação assinou termo de cooperação com o Sebrae, que será o grande parceiro neste programa. As instituições do Sistema S já ofertam cursos do Pronatec.

 

“O Brasil precisa impulsionar as cadeias portadoras de futuro e reduzir custos na produção. Não faremos nada disso com competência, se não formarmos bem”, salientou o ministro Mercadante. “O Pronatec vem abrir a porta do ensino técnico profissionalizante. Isso vai aumentar a produtividade, que é o que mantém o crescimento a médio e longo prazo”, completou.


Criação – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A meta para 2014 é oferecer 8 milhões de vagas.

 

Os interessados podem buscar oportunidades de cursos no Portal do Pronatec.

 

Assessoria de Comunicação Social

Palavras-chave: educação profissional, Pronatec, Pronatec Empreendedor