Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Seleção Unificada

Sisutec oferece 291 mil vagas em cursos técnicos e abre inscrições de 17 a 21 de março

Quinta-feira, 13 de março de 2014 - 18:42

A primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) ofertará 291.338 vagas em cursos técnicos subsequentes, para candidatos que já concluíram o ensino médio. Os cursos são gratuitos e têm início previsto para o período de 14 de abril a 12 de maio.

Na primeira edição do Sisutec, realizada no segundo semestre de 2013, foram ofertadas 239.792 vagas. O aumento de 51.546 vagas do ano passado para este ano representa um crescimento de 21%.

O ministro da Educação, Henrique Paim, apresentou os dados em coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 13, em Brasília. Segundo ele, a oferta de vagas desta edição do Sisutec é expressiva. Nesta edição, todos os estados brasileiros estão ofertando cursos. “O Sisutec se insere nessa estratégia de oferecer o máximo de oportunidades para o jovem brasileiro”, ressaltou o ministro. “O Sisutec estimula as instituições, principalmente as privadas, a ampliarem a oferta”, completou.

A página do Sisutec na internet já está disponível para consulta. As inscrições poderão ser feitas on-line, de 17 a 21 de março. As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral. O aluno também deverá ter se submetido à edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2013, e cumulativamente ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para o dia 25 de março, e a segunda chamada para o dia 1º de abril. Após a realização das duas chamadas, todos aqueles que tenham concluído o ensino médio poderão se candidatar às vagas remanescentes.

A oferta de cursos do Sisutec é feita em instituições públicas e privadas. O Pronatec já ofertou mais de 6 milhões de matrículas, sendo 1,7 milhão em cursos técnicos e 4,3 milhões em cursos de qualificação profissional.

Assessoria de Comunicação Social

Acesse a página do Sisutec

Veja a apresentação do ministro

Ouça a exposição do ministro

Palavras-chave: educação profissional, Sisutec