Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Universidades federais têm melhores conceitos no Rio Grande do Sul

Segunda-feira, 14 de agosto de 2006 - 12:38

As universidades federais gaúchas foram as instituições que mais alcançaram o conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Três instituições avaliadas no estado conquistaram nota 5 em um ou mais cursos, a mais alta na escala de 1 a 5. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi o maior destaque. Dos 23 cursos avaliados, 13 obtiveram conceito máximo. As melhores notas foram conquistadas nos de arquitetura, biologia, computação e informática, filosofia, geografia, matemática, química e engenharias de alimentos, civil, da computação, de materiais, de produção, química e industrial.

A Universidade Federal do Pampa (UniPampa) não foi avaliada porque ainda não funcionava em novembro de 2005, quando foi aplicado o Enade. A de Santa Maria (UFSM) conquistou nota 5 em cinco cursos, de um total de 23 avaliados — ciências sociais, ciências da computação, engenharia química, filosofia e letras. Já a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg) teve 13 cursos avaliados e alcançou o conceito máximo no de história.

No total, fizeram a prova do Enade alunos de 34 instituições de ensino superior gaúchas. O desempenho da Região Sul foi o melhor do país. Dos cursos de graduação avaliados, 29,9% alcançaram conceitos 4 e 5. Em segundo lugar ficou o Nordeste, com 29,8% de cursos que obtiveram notas altas.

O Enade de 2005 avaliou 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação pertencentes a 20 áreas do conhecimento — arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharias (distribuídas em oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias