Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Em debate, a valorização do professor

Sexta-feira, 11 de abril de 2008 - 14:30

A formação e a valorização dos trabalhadores em educação – professores e funcionários – é um dos temas que serão debatidos pelos dois mil participantes da Conferência Nacional da Educação Básica, que terá início na próxima segunda-feira, 14, em Brasília. O quinto eixo temático do encontro levantará alternativas para garantir a capacitação de trabalhadores em escolas públicas de todo o país.

A valorização e qualificação dos professores é considerada peça fundamental para a melhoria da qualidade da educação e está entre os objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Uma das metas do plano é formar um Sistema Nacional de Formação de Professores. Esse sistema se tornará possível por meio de várias ações articuladas, voltadas para a capacitação dos docentes em educação básica.

Entre as ações que compõem o embrião do sistema, destacam-se o aumento de vagas em licenciaturas nas instituições federais de ensino superior; a oferta de cursos de formação de professores nos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa que oferece cursos de formação à distância. Além disso, o Ministério da Educação propôs um piso salarial nacional para os professores.

Na Conferência da Educação Básica, que se estenderá até sexta-feira, 18, a valorização e a formação dos profissionais em educação serão tratadas juntas, por “se entender que as duas facetas são indissociáveis”, conforme está explicado no Documento Base do evento.

Desde outubro de 2005, o MEC instituiu a Política de Valorização do Funcionário da Escola – Profuncionário. O programa oferece cursos de educação a distância, em nível médio, voltados para os trabalhadores que exercem funções administrativas nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de Educação Básica. A Conferência Nacional de Educação Básica será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A construção de um sistema nacional articulado de educação deve ser o tema central da conferência.

Ana Guimarães

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias