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Minas Gerais

Sábado, 17 de maio de 2008 - 17:09

Compromisso Todos pela Educação

A adesão ao compromisso Todos pela Educação é o primeiro passo para que estados e municípios recebam recursos e assistência técnica relativos a 40 tipos de ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril de 2007. A adesão é voluntária.

Já aderiram os 26 estados e o Distrito Federal e 5.445 dos 5.563 municípios brasileiros. Em Minas Gerais, dos 853 municípios, 799 já fizeram sua adesão.

O Ministério da Educação oferece atendimento prioritário a 1.242 municípios que não têm condições técnicas para fazer o diagnóstico da sua realidade. Esses municípios apresentam Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb) menor do que a média nacional (3,8). Para essas prefeituras, o MEC enviou consultores com a missão de ajudar a fazer o diagnóstico e a montar os planos de ações articuladas (PAR).

Estados e municípios vão dizer onde estão suas carências. Por exemplo, se um município tem população indígena, mas não tem escola específica para atender esses estudantes, pode apresentar projeto para obter recursos pelo PAR. Na segunda-feira, dia 19 de maio, 2.078 municípios assinarão convênios de cooperação técnica com o MEC.

Plano de Ações Articuladas (PAR) em Minas Gerais:

  • O PAR do estado está em fase de elaboração
  • 101 municípios já elaboraram
  • Municípios prioritários: 22 (21 com PAR)

Fundo da Educação Básica (Fundeb)

O Fundo da Educação Básica é constituído por contribuições dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e do governo federal. Os recursos públicos são aplicados para melhorar a qualidade da educação da criança que está na creche ao jovem no ensino médio, assim como do adulto que está se alfabetizando.
 São atendidos pelo Fundeb, hoje, 40,2 milhões de alunos. Os recursos do fundo são utilizados também para pagar o salário dos professores e para melhorar sua formação.

Este ano, os recursos do Fundeb, de R$ 60 bilhões, são distribuídos de acordo com o número de matrículas registradas no censo escolar. Os nove estados que não conseguem aplicar o valor-padrão por aluno recebem uma complementação mensal do governo federal. Não é o caso de Minas Gerais.

Receita total do Fundeb em 2007: R$ 46.922.755.304,64

  • Estados: R$ 21.824.573.002,51
  • Municípios: R$ 25.098.182.302,13
  • Minas Gerais: R$ 4.607.769.114,26

Previsão para 2008

  • Receita de contribuição dos estados, Distrito Federal e municípios: R$ 58,8 bilhões
  • Complementação da União: R$ 3,2 bilhões
  • Número de beneficiários: depende do Censo Escolar
  • Alunos já beneficiados: 40,2 milhões

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema criado pelo governo federal para levar educação superior pública de qualidade ao interior. A UAB é composta por uma rede de 49 universidades federais que oferecem cursos a distância, com auxílio de tutores, em 290 pólos.

Hoje, estudam gratuitamente nos pólos da UAB cerca de 30 mil universitários. Os alunos formados recebem certificados e diplomas das universidades federais parceiras.


Em 2008, a UAB, presente em todos os estados, vai crescer ainda mais. Serão abertos 270 pólos e 90 mil vagas. As universidades parceiras serão 57.

Pólos da UAB em Minas Gerais:

1º edital: 27 pólos e 5.290 vagas:

  • Alterosa
  • Araçuaí
  • Araguari
  • Bicas
  • Boa Esperança
  • Buritis
  • Cambuí
  • Campos Gerais
  • Conselheiro Lafaiete
  • Corinto
  • Coromandel
  • Divinolândia de Minas
  • Formiga
  • Governador Valadares
  • Ilicínea
  • Ipatinga
  • Itabira
  • Itamonte
  • Januária
  • João Monlevade
  • Lagamar
  • Pescador
  • Salinas
  • Santa Rita de Caldas
  • São João del-Rei
  • Teófilo Otoni
  • Uberaba

Caminho da Escola
O Caminho da Escola é um programa do MEC destinado a financiar a compra de ônibus novos e seguros para o transporte dos estudantes que moram nas áreas rurais. Os ônibus são padronizados na cor amarela e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Para baratear o preço dos ônibus, o governo federal reduziu a zero a cobrança de quatro impostos — PIS, Cofins, ICMS e IPI. A compra é feita por pregão eletrônico. Os municípios podem adquirir os veículos com recursos próprios ou por meio de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cujos recursos chegam a R$627,4 milhões. Outra forma de adquirir os veículos é por meio de recursos previstos no orçamento federal.

Em dezembro de 2007, no pregão eletrônico, os preços dos ônibus ficaram abaixo dos valores mínimos orçados com base em estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) — variaram entre R$ 114 mil e R$ 173 mil, conforme a capacidade do veículo, para 23, 31 ou 44 alunos. O pregão eletrônico para os barcos destinados ao transporte fluvial de estudantes deve ocorrer este ano, após caracterização feita com o apoio do Inmetro.

Municípios contemplados até 19/05:

Metas:

  •  Com recursos do BNDES: aquisição de 15 mil veículos até 2011, com a previsão de três mil veículos por ano
  • Com recursos da União: aquisição de quatro mil veículos até 2011, com a previsão de mil veículos por ano.

Expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica

Até 2002, havia apenas 140 escolas técnicas no país. Com o plano de expansão, em 2005, o MEC projeta a construção de 214 escolas nos estados e no Distrito Federal. O objetivo é abrir vagas e oportunidades a milhares de jovens que moram no interior e não seguirão os estudos na educação superior.

A expansão ocorre em duas fases. A primeira, com 64 novas escolas, das quais 50 já estão em funcionamento — as demais têm obras em andamento. A segunda, com 150 novas escolas. Tudo vai ficar pronto até 2010. Com as 214 novas escolas funcionando, o Brasil abre cerca de 500 mil vagas em cursos de educação profissional e tecnológica.

Em Minas Gerais, havia 22 escolas técnicas até 2002. Com a expansão, serão mais 16 unidades e mais 19,2 mil vagas.

Escolas técnicas (fases I e II da expansão):

  • Governador Valadares
  • Montes Claros
  • Curvelo
  • Contagem
  • Arinos
  • Pirapora
  • Almenara
  • Formiga
  • Muriaé
  • Araçuaí
  • Ituitaba
  • Paracatu
  • Timóteo
  • Congonhas
  • Nepomuceno
  • Varginha

Expansão da educação superior pública

Com o programa de expansão das universidades federais, o MEC atende os jovens e os adultos que vivem fora dos grandes centros urbanos ao levar até eles a universidade pública e gratuita. A expansão compreende a criação de dez universidades e de 88 campi no interior até 2010. Quando estiverem prontos, serão abertas 35 mil vagas por ano.

Em Minas Gerais, a expansão fica assim distribuída:

  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Campus de Uberaba/MG – Ao final da implantação – 1.500 vagas
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Campus de Teófilo Otoni – Ao final da implantação – 1.290 vagas
    Campus de Diamantina/MG - Ao final da implantação – 3.010 vagas
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Campus Ituiutaba (Campus do Pontal) – Ao final da implantação – 3.200 vagas
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV)
    Campus Rio Paranaíba - Ao final da implantação – 2.400 vagas
  • Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
    Campus de Divinópolis – Ao final da implementação - 2 mil vagas
  • Campus de Paraopeba - Ao final da implantação – 2.500 vagas
  • Campus de Sete Lagoas – Ao final da implementação - mil vagas
  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
    Campus de Itabira - Ao final da implantação – 2.250 vagas
  • Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
    Campus de Alfenas – Ao final da implantação – 1.780
  • Campus de Varginha - Ao final da implantação – 900 vagas
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
    Campus de João Molevade - Ao final da implantação – 540 vagas
  • Total de matrículas pela expansão – 22.370


Programa de Reestruturação e Expansão das  Universidades Federais (Reuni)
As 53 universidades federais já estabelecidas no país recebem recursos do governo federal para ampliar o número de  cursos e de vagas no turno da noite e abrir cursos de licenciatura para a formação de professores que atuarão na educação básica.

Todas as universidades aderiram ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das  Universidades Federais (Reuni) e enviaram planos de trabalho ao MEC, nos quais explicam como aplicarão os recursos. O investimento no programa será de R$ 2,2 bilhões até 2012.
Com esse investimento, as vagas nos cursos presenciais passarão das 124.196 oferecidas em 2002 para 229.270 em 2012 — aumento de 84,6%.
Nos cursos noturnos, a ampliação no número de vagas também será significativa: de 32.871 em 2007 para 79.040 em 2012.

Metas de crescimento em Minas Gerais até 2012:

  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Cursos de graduação:  60 para 97
    Vagas:  4,6 mil para 6,7 mil
    Investimento: R$ 95,3 milhões
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
    Cursos de graduação: de 7 para 22
    Vagas:  320 para 1.380 mil
    Investimento:  R$ 28,9 milhões
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
    Cursos de graduação noturnos: 11 para 22
    Investimento: R$ 13 milhões
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
    Cursos de graduação: 41 para 72
    Cursos de graduação noturnos:  14 para 29
    Vagas: de 2.140 para 3.790
    Investimento:  R$ 35 milhões
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Cursos de graduação:  57 para 79
    Vagas: de 2.910 para 4.260,
    Investimento: R$ 56,5 milhões
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV)
    Cursos de graduação: 38 para 53
    Vagas: 1.935 para 2.690
    Investimento: R$ 39 milhões
  • Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
    Cursos de graduação:  20 para 40
    Cursos de graduação noturnos:  14 para 24
    Investimento: R$ 15,7 milhões
  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
    Cursos de graduação: 11 para 33
    Cursos de graduação noturnos: 4 para 9
    Investimento: R$ 16,4 milhões
  • Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
    Cursos de graduação: 7 para 14
    Cursos de graduação noturnos: 7 para 13
    Investimento:  R$ 12,9 milhões
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
    Cursos de graduação: 29 para 57
    Vagas: de 1.130 para 2.652
  • Universidade Federal de Lavras (Ufla)
    Cursos de graduação: de 13 para 20
    Vagas: 4 mil para 7,2 mil
    Investimento:  R$ 27 milhões

Programa Universidade para Todos (ProUni)
O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. A contrapartida às instituições é a isenção de tributos federais — Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Contribuição para o PIS/Pasep; Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

Números do ProUni:

  • 163.854 bolsas integrais e parciais em 2007
  • 106.048 bolsas integrais e parciais no primeiro semestre de 2008
  • 855.734 alunos inscritos no processo seletivo do primeiro semestre de de 2008
  • 380 mil bolsistas atendidos desde o início do programa

Número de bolsas em Minas Gerais:

  • 2005: 12.023
  • 2006: 16.850
  • 2007: 19.961
  • 2008: 9.829 (apenas 1º semestre)
  • Total: 58.663

 

Proinfância

O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) repassa recursos aos municípios para construção, reestruturação e aquisição de equipamentos e mobiliário de creches e pré-escolas públicas. Além de recursos financeiros, o MEC envia o projeto arquitetônico da creche ao município e apóia a construção do plano político-pedagógico.

A intenção é permitir que a criança seja atendida com qualidade e tenha todos os espaços necessários para aprender. Os prefeitos dos 496 municípios que já aderiram ao Proinfância receberão autorização de pagamento para a construção de creches e pré-escolas públicas na segunda-feira, dia 19. Outros 331 assinarão convênios para participar do programa. O município recebe em torno de R$ 700 mil para a construção de cada unidade.

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias