Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Agenda: Cursos técnicos em Nilópolis

Sexta-feira, 29 de agosto de 2008 - 08:34

Estão abertas, até 12 de setembro, as inscrições para o processo seletivo 2009 dos cursos técnicos integrados do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (RJ). A instituição oferece 744 vagas para os cursos técnicos em alimentos, biotecnologia, laboratório de farmácia, meio ambiente, química, controle ambiental, eletrotécnica, sistemas de gases combustíveis e operação de processos industriais. Os interessados no processo seletivo devem ter concluído ou estar cursando a última série do ensino fundamental. As provas serão realizadas no dia 2 de novembro deste ano, das 9h às 12h. Mais informações pelo telefone: (21) 2691-9807 ou pela página da instituição.

Meio ambiente será tema para professores quilombolas

O Ministério da Educação realiza, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em Lauro de Freitas (BA), de 29 a 31 de agosto. Dentro da programação ocorre a oficina de Conferência para Escolas Quilombolas. A abertura será na sexta-feira, 29, no Centro de Referência a Cultura Afro-brasileira, às 9h. A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, criada no âmbito da Conferência Nacional do Meio Ambiente, envolve as escolas do segundo segmento do ensino fundamental de todo o país, incluindo as quilombolas. Este ano, a Conferência debaterá a temática “Mudanças Ambientais Globais”.

Prêmio Andifes de Jornalismo está com inscrições abertas

Os jornalistas de todo o Brasil têm até 30 de agosto para efetuar a sua inscrição no Prêmio Andifes de Jornalismo 2008. A iniciativa premia anualmente os autores das melhores reportagens ou série de reportagens sobre ensino superior e educação básica — que abrange a educação infantil, fundamental e ensino médio — publicadas em jornais ou revistas brasileiras. Os candidatos podem concorrer com quantas matérias desejarem. Basta enviar pelo correio um original e uma cópia ou duas cópias do trabalho, junto com a ficha de inscrição para o endereço da Andifes. Serão aceitas as matérias publicadas no período de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2007. O vencedor de cada categoria receberá duas passagens aéreas de ida e volta para qualquer capital brasileira. O Prêmio Andifes de Jornalismo, criado em 1999, indica o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado pelos veículos de comunicação e por seus profissionais, por meio da publicação de matérias sobre educação. Regulamento e ficha de inscrição podem ser obtidos na página eletrônica do prêmio.

Prêmio estimula reflexão sobre gênero

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O prêmio faz parte de um conjunto de iniciativas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, por meio do Programa Mulher e Ciência, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem). O prêmio foi lançado, em 2005, com o objetivo de estimular estudantes do ensino médio, de graduação e de pós-graduação a refletirem sobre as relações de gênero — sobre a construção social das formas de ser homem e ser mulher, contemplando suas intersecções com abordagens de classe social, geração, raça e etnia. O prêmio também possibilita a reflexão de ação no sentido de transformar relações desiguais em relações igualitárias. Mais informações e ficha de inscrição na página eletrônica do prêmio.

Vestibular indígena 2009 está com inscrições abertas

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com inscrições abertas, até 31 de agosto, para processo seletivo específico de ingresso em cursos de graduação no período letivo de 2009, exclusivamente para estudantes dos povos indígenas de Mato Grosso. São oferecidas 20 vagas suplementares, distribuídas entre os cursos de direito (quatro vagas), enfermagem (três vagas) e nutrição (duas vagas), para o campus de Cuiabá; enfermagem (duas vagas), farmácia (duas vagas), para o campus de Pontal do Araguaia; e agronomia (duas vagas), enfermagem (três vagas) e farmácia (duas vagas), para o campus de Sinop. As inscrições poderão ser realizadas na página eletrônica da universidade. O candidato que não tiver acesso à internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados, no período de 18 a 31 de agosto, exceto nos finais de semana, nos seguintes locais: núcleos de apoio de Água Boa e de Juína, e nas administrações regionais da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Araguaia, Barra do Garças, Campinápolis, Colíder, Cuiabá, Primavera do Leste, Rondonópolis e Tangará da Serra. Mais informações pelos telefones (65) 3615-8152 e 3628-1290.

Instituições de ensino devem inscrever seus alunos no Enade

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2008. As instituições de ensino superior devem inscrever seus alunos habilitados — ingressantes e concluintes — que estejam em situação regular. A prova será realizada no dia 9 de novembro, às 13h (horário de Brasília). A lista com os alunos selecionados estará disponível a partir de 26 de setembro e, até 20 de outubro, os respectivos locais onde serão aplicadas as provas. Os cursos avaliados este ano serão os de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química; além dos cursos superiores de tecnologia em: construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental. Mais informações na página eletrônica do exame.

Especialização em educação tecnológica para professores

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) está com inscrições abertas, até 4 de setembro, para o processo seletivo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no curso de especialização em educação tecnológica. Ao todo, são 100 vagas destinadas a professores. O curso será oferecido nos pólos do Cederj de Angra dos Reis e Macaé (RJ). O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira, de caráter eliminatório, serão analisados os documentos do candidato e na segunda o currículo e uma exposição de motivos, neste caso de caráter classificatório. Será avaliada a experiência em educação profissional e básica do candidato, em educação superior, e também na modalidade a distância. A inscrição deve ser feita nas secretarias dos pólos de terça a sexta-feira. No pólo de Angra dos Reis, o horário de atendimento é das 14h às 20h, e aos sábados, das 9h às 16h. No pólo de Macaé, das 14h às 19h; e aos sábados, das 9h às 16h. Para inscrição, o candidato deverá fazer o pagamento de R$ 30. Mais informações na página eletrônica do Cefet.

Inscrição para certificado de proficiência

Candidatos que desejam obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) têm até 7 de setembro para fazer a inscrição. O exame, desenvolvido pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, é voltado para cidadãos de países cuja língua oficial não seja o português, que tenham idade mínima de 16 anos e escolaridade equivalente ao ensino fundamental. O Celpe-Bras avalia quatro níveis de proficiência: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior. As provas vão acontecer nos dias 22 e 23 de outubro, simultaneamente, nos 66 postos localizados no Brasil e em países como Peru, Colômbia, França e Argentina. As inscrições podem ser feitas pela página do programa.

Aberta seleção pública de projetos científicos

Está aberta, até 15 de setembro, a seleção pública de projetos para apoio a eventos que promovam a divulgação científica, como mostras e feiras de ciências. O Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica (Fenaceb) foi concebido com o objetivo de expandir e incrementar o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental e médio de toda rede. O Fenaceb visa também a melhoria e ampliação da abordagem, bem como a construção do conhecimento científico nos componentes curriculares que integram o campo das áreas de ciências. Serão objetos de análise e avaliação somente os projetos, apresentados até dia 15 de setembro, oriundos de instituições públicas e privadas de gestão da educação, de pesquisa e desenvolvimento, de ensino e pesquisa, sem fins lucrativos. O edital está disponível na página eletrônica da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), parceira do Ministério da Educação na análise e avaliação dos inscritos.

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias