Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Brasil e França: parceiros na educação

Segunda-feira, 22 de dezembro de 2008 - 09:11

Um acordo de cooperação na área do ensino tecnológico-profissionalizante de Brasil e França será firmado nesta terça-feira, 23, pelos ministros da Educação dos dois países. No 2º Encontro Empresarial Brasil–União Européia, no Rio de Janeiro, os ministros Fernando Haddad e Xavier Darcos assinam o protocolo que prevê a parceria.

O documento, que entra imediatamente em vigor, determina a criação de uma rede franco-brasileira de ensino profissionalizante, com o intercâmbio de professores, estudantes e profissionais. A idéia é criar uma rede de excelência que privilegie a troca de experiências nas áreas da indústria aeronáutica, automotiva e eletrônica; de saúde pública e assistência social; de turismo, hotelaria e gastronomia.

Um grupo de trabalho, como estabelece o protocolo, será criado para estudar detalhes do acordo, como as providências a serem tomadas para a parceria ser posta em prática. Estão previstos encontros anuais para debater a cooperação. O primeiro deles ocorrerá no Brasil, em 2009.

Nesta segunda-feira, 22, em painel previsto para o meio-dia, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o presidente da Comissão Européia (órgão executivo da União Européia), José Manuel Durão Barroso, discutem outras parcerias. Entre os temas do encontro estão a cooperação comercial, a crise financeira mundial, a mudança no clima global e oportunidades na área de energia.

Rodrigo Dindo

Palavras-chave: Notícias, Página inicial, Brasil e França: parceiros na educaçãoBrasil França intercâmbio profissionalizante