Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Fies abre inscrições para alunos

Sexta-feira, 07 de outubro de 2005 - 14:41

Foto: Wanderley PessoaAs inscrições para os alunos interessados em participar do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) iniciam-se nesta segunda-feira, 10. A adesão pode ser feita pela página eletrônica do Fies. O Ministério da Educação está abrindo cem mil novas vagas no Fies, o maior número de contratos desde a sua a criação, em 1999. As regras estão na Portaria nº 3.224, assinada pelo ministro Fernando Haddad e publicada no último dia 22, no Diário Oficial da União.

O MEC vai divulgar no dia 1º de novembro a relação dos alunos inscritos e, posteriormente, em 21 de novembro, o nome dos selecionados. Os estudantes deverão preencher a ficha de inscrição, disponível na página do programa até 28 de outubro. A ficha deve ser impressa em duas vias e entregue à instituição que o aluno pertence, até o dia 31 de outubro.

Os beneficiados do Fundo terão 50% de financiamento das mensalidades. “O financiamento para os selecionados será retroativo a este semestre”, disse o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Celso Ribeiro Carneiro. Segundo ele, os juros do Fies são fixos, 9% ao ano, e o pagamento será feito pelo aluno após se formar, no prazo de uma vez e meia o tempo regular do curso. Se o estudante demorou quatro anos para concluir, terá até seis anos para quitar a dívida com o Fundo. A cada trimestre ele paga ao sistema, juros que não ultrapassarão a taxa de R$ 50,00.

Benefício – A quitação se dará da seguinte forma: no primeiro ano, depois de formado, o aluno paga ao sistema, mensalmente, parcelas de igual valor à não financiada (50% do valor da mensalidade paga no último ano de curso). Os valores serão abatidos no saldo devedor do financiamento. No segundo ano, o aluno começa a pagar o que deve ao sistema, com base no valor total do seu saldo devedor. Segundo a Portaria nº 3.224, as instituições de ensino superior deverão viabilizar o acesso à internet para os estudantes que não tiverem meios para fazer sua inscrição.

O Fies já beneficiou 320 mil alunos. O maior número foi em 2002, com 62 mil vagas, superadas com as cem mil que estão sendo oferecidas. “O programa ajuda o aluno, ao viabilizar a permanência na universidade. Para as instituições, é a garantia de que concluirão os cursos", explicou Celso Ribeiro.

Alguns dos critérios que contarão maior número de pontos para a seleção dos beneficiados são: ter menor renda bruta total mensal familiar; ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; não ter curso superior completo; não ter residência própria; ter mais de um membro da família estudando, sem bolsa de estudo, em instituições de ensino superior. Os demais critérios estão na Portaria nº 3.224. Bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) já foram contemplados em agosto último com o Fies e não poderão ser beneficiados com as cem mil novas vagas. Mais informações pelo telefone 0800-616161.

Repórter: Cristiano Bastos

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias