Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Curso de atendimento educacional especializado

Sexta-feira, 23 de março de 2007 - 13:32

A Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) realiza na próxima semana, em Brasília, um curso de formação de tutores. Eles orientarão 1.447 professores de todos os estados e do Distrito Federal para o atendimento educacional especializado. A orientação e certificação do curso ficarão a cargo da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Laboratório de Estudos e Diversidade da Unicamp.

O objetivo do curso Formação Continuada a Distância de Professores em Atendimento Educacional Especializado é apresentar o conteúdo dos livros dedicados aos componentes curriculares que serão desenvolvidos em curso de formação a distância.

De 26 a 30 de março, os tutores de 147 municípios-pólo do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que atuam como multiplicadores da formação de professores, assistirão às primeiras 40 horas presenciais do curso, na Academia de Tênis, em Brasília. Outras 140 horas serão administradas na modalidade a distância. Após o término do curso cada professor-tutor ficará responsável pela transmissão do conteúdo do curso em seu município para um total de dez professores.

Deficiência — Os tutores optarão por uma das áreas enfocadas no curso: deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência física e deficiência mental. Mas estarão aptos para orientar os professores em qualquer um dos quatro enfoques.

Com a intermediação dos professores-tutores, que estarão sempre em contato com os coordenadores do curso da UFC e da Unicamp, a Seesp pretende orientar quase 1.500 professores para o atendimento educacional especializado. O Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade já realizou curso de formação de professores de 83% dos municípios brasileiros e, até o final deste ano, a expectativa é abranger todos os municípios do país.

Maria Pereira

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias