Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Escolas devem preencher dados do censo escolar pela internet

Segunda-feira, 04 de junho de 2007 - 11:52

As escolas de todo o Brasil já podem  preencher o formulário do Censo Escolar da Educação Básica de 2007. Com base nos dados do censo, o Ministério da Educação repassa os recursos para a compra de livros didáticos e da merenda escolar e para o Fundo da Educação Básica (Fundeb).

Este ano, as informações das escolas serão repassadas pela internet. Os dados serão informados por meio do sistema Educacenso. Os diretores das escolas que não tenham acesso à internet devem prestar as informações nas secretarias estaduais ou municipais de Educação.

Outra novidade do censo 2007 é o detalhamento das informações. Cada aluno terá um levantamento individual de seus dados. Será possível saber, por exemplo, as matérias de interesse e as dificuldades de cada estudante brasileiro. De acordo com a diretora de estatística da educação básica do MEC, Maria Inês Pestana, o novo sistema mostrará uma imagem nítida e detalhada da realidade educacional brasileira. “O censo é o instrumento que faz o diagnóstico da educação básica no Brasil. Todas as políticas de educação são pensadas por meio dos dados levantados pelo censo. Daí a importância de todas as escolas, tanto públicas quanto privadas, responderem ao questionário”, explicou.

Além dos alunos, os professores também terão atenção especial no censo. A partir das informações coletadas pelo questionário, será possível saber se o professor teve formação específica para lecionar.

O prazo para o envio das informações do censo termina em 31 de agosto. O MEC espera coletar informações sobre 55,5 milhões de estudantes, 2,05 milhões de professores e aproximadamente 204 mil estabelecimentos de ensino em todo o País.

O formulário do Censo Escolar de 2007 é encontrado na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

Ana Guimarães

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias