Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Estudantes fazem programas de rádio

Sexta-feira, 13 de julho de 2007 - 11:00

Alunos de cinco escolas públicas do Pará usam o rádio para aprender e divulgar conhecimentos. (Foto: divulgação)Belém – O entusiasmo de estudantes paraenses à frente das transmissões da radioescola Som da Amazônia contagia o público que participa da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém. Na emissora, alunos de cinco escolas públicas divulgam músicas, fazem entrevistas, transmitem notícias e informações sobre o evento.

Participam estudantes de 11 a 20 anos das escolas estaduais Cristo Redentor e Leônidas Monte, de Abaetetuba, e das escolas municipais Parque Amazônia, Liceu Mestre Raimundo Cardoso e Maria Luiza Amaral, de Belém. O projeto é uma parceria das secretarias de Educação do estado e de Belém e da Universidade da Amazônia (Unama), com apoio da iniciativa privada.

Mateus Ferreira Bahia, 14 anos, aluno da sexta série da escola Parque Amazônia, nunca pensou que um dia estaria participando de um projeto como esse. “Na verdade, acho que ninguém poderia acreditar que isso pudesse acontecer”, ressalta. Já Valdecir Gomes de Lima, também 14 anos, aluno da oitava série da mesma escola, espera que o projeto continue para que possa aprender cada vez mais.

Para a professora Kátia Passos, do Núcleo de Informática Educativa (Nied) da secretaria municipal de Educação, a participação dos estudantes na SBPC foi uma experiência fantástica. “Eles fizeram além do que estava programado, com muito entusiasmo”, disse.

Segundo o coordenador de tecnologia aplicada à educação, Asarias Favacho, a participação no projeto eleva a auto-estima dos estudantes. “A idéia é não parar por aqui. Queremos fazer uma parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) a fim de incluir mais 20 ou 30 escolas do  Pará,” salientou.

O trabalho dos alunos pode ser conhecido na página eletrônica da rádio. 

Fátima Schenini

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias