Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Enade avalia qualidade dos cursos

Sexta-feira, 09 de novembro de 2007 - 17:00

Cerca de 215 mil alunos universitários farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) neste domingo, 11. O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos aprendidos em sala de aula.

Como as 40 questões que compõem o exame se baseiam nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que orienta o projeto pedagógico de cada curso no país, o rendimento do estudante evidencia se sua formação contemplou os princípios pedagógicos previstos.

“As diretrizes são como o fio unindo todas as contas do colar da educação superior. Onde este fio não chega, há grandes chances de os alunos não terem estudado o que os especialistas consideram fundamental”, afirma o diretor de avaliação da educação superior do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Dilvo Ristoff. “É provável que se saiam mal no exame por causa disso.”

O Enade não avalia nem pune os alunos, mas verifica a contribuição de cada instituição no aprendizado de seus alunos. O resultado individual não é registrado no histórico escolar. Por ser realizado por ingressantes e concluintes, o Enade torna possível verificar quanto o aluno aprendeu durante a graduação. Para Ristoff, “o coordenador do curso, os professores e os estudantes podem ter uma idéia muito clara sobre as potencialidades e as deficiências de seus ingressantes e concluintes a partir dos resultados do Enade”, afirma. Os resultados do Enade são divulgados na página eletrônica do Inep.

O aluno que ajuda a revelar o bom trabalho pedagógico da instituição só tem a ganhar, pois o desempenho da universidade está relacionado à aceitação do seu diploma universitário no mercado de trabalho. Quem tem o melhor desempenho em cada área recebe bolsas de mestrado ou doutorado pela Capes.

O Enade 2007 avalia 3.454 cursos em 16 áreas: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, técnico em agroindústria, técnico em radiologia, terapia ocupacional e zootecnia.

Maria Clara Machado

Leia mais...
Domingo é dia de prova do Enade 2007

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias