Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Cefet oferece curso de biocombustíveis

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2008 - 14:25

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Rio Verde, em Goiás, está oferecendo, a partir deste semestre, o curso de especialização lato sensu em biocombustíveis, com 180 vagas. A carga horária total é de 360 horas e a duração do curso, um ano.

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá fornecer documento de identidade, comprovante de graduação nas áreas do conhecimento e comprovante de endereço. As provas exigirão conhecimentos específicos e também ocorrerá avaliação curricular. “Uma vez aprovados e matriculados, os alunos serão avaliados de forma continuada, por meio de provas escritas, trabalhos e outros exercícios realizados semanalmente”, afirma o coordenador do curso, professor Aristeu Tininis.

O curso será gratuito e o material didático ficará disponível em meio digital. “Porém, os alunos deverão adquirir o material didático na forma impressa e pagar taxas subsidiadas. O valor mensal relativo a essas taxas não poderá ultrapassar o montante de R$ 100 por aluno”, explica Aristeu.

O objetivo da especialização é a capacitação de recursos humanos relacionados à cadeia produtiva de biocombustíveis. Assim, pretende-se aumentar a qualidade tecnológica do cultivo de plantas oleaginosas no sudoeste goiano destinadas à produção de óleo a ser utilizado como matéria-prima para o biodiesel. A redução do impacto ambiental negativo causado pelos resíduos oriundos da produção do biocombustível e o aumento do desempenho de máquinas agrícolas abastecidas com biodiesel de origem regional também são metas do curso.

O quadro de professores, além de profissionais do Cefet-RV, contará com docentes da Universidade de Brasília (UnB) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Biocombustíveis - São fontes de energia renováveis, ou seja, infinitas, originadas de produtos vegetais. Uma das formas mais baratas e eficazes de se combater o efeito estufa e o aquecimento global é a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis.

Mais informações sobre a especialização no departamento de química do Cefet-RV, no fone (64) 3620-5644 ou pelo endereço eletrônico Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Sophia Gebrim (com informações da Assessoria de Imprensa do Cefet-RV)

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias