Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Superior

Universidade Federal inaugura anexo no Rio Grande do Sul

  • Sexta-feira, 18 de dezembro de 2009, 15h41
Porto Alegre - O ministro da Educação, Fernando Haddad, o ministro da Justiça, Tarso Genro e a reitora, Miriam da Costa Oliveira participaram nesta sexta-feira (18) da inauguração do Anexo 2 da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), na capital gaúcha.

Em seu discurso, Haddad citou a importância da transformação da faculdade em universidade e a ampliação do número de cursos. “A Faculdade que já era uma referência na área de medicina, passou a ser também em toda a área de saúde, com a ampliação de um para sete cursos”. O ministro destacou também a decisão da universidade de fazer todo o ingresso dos alunos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A universidade foi criada em janeiro de 2008, por meio de um decreto federal, em substituição a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. A antiga Faculdade de Ciências Médicas foi construída na década de 60 e tinha apenas um curso até 2003, o de medicina.

Atualmente, a UFCSPA tem 7 cursos de graduação e no ano que vem terá mais um, totalizando 8 cursos. Estão em funcionamento os cursos de medicina, biomedicina, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem e fisioterapia. Em 2010, começará o curso de farmácia. A universidade também tem formação em pós-graduação lato sensu e stricto sensu e em residência médica.

A obra do prédio do anexo 2 começou em 2005 e tem uma área de 8,7 mil metros quadrados distribuídos em 9 andares, estacionamento para 107 automóveis, auditório para 200 pessoas, 20 consultórios para atendimento à comunidade, 4 salas de aula, 4 laboratórios, 1 laboratório de informática, cozinha experimental, sala de preparação física e restaurante.

Além do novo anexo, a universidade também ampliou o edifício da reitoria que ganhou um sexto pavimento para abrigar salas de aulas, salas de direção dos cursos de graduação, salas de reuniões e salas de apoio.

Assessoria de Comunicação Social do MEC
X
Fim do conteúdo da página