Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Educação tecnológica

Estudantes de Minas vencem olimpíada nacional de algoritmo

  • Sexta-feira, 03 de setembro de 2010, 11h51
Alessandra Passos, Júlia Jacinto e Laura Pimenta, estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais, compõem a primeira equipe formada apenas por meninas a vencer a Olimpíada Brasileira de Algoritmo Hostnet. Alunas do segundo ano de informática da unidade de Divinópolis (MG), elas competiram com estudantes de 40 escolas de todo o país. A final ocorreu na terça-feira, 31 de agosto, no Rio de Janeiro. As vencedoras receberam medalhas, troféu e um computador portátil, cada uma.

Realizada há quatro anos, a olimpíada é um teste de habilidade de raciocínio e de solução de problemas. Participam alunos de nível médio de instituições de ensino públicas e particulares. Segundo a coordenação do evento, o principal critério de julgamento dos trabalhos é a valorização da simplicidade. Vale mais o programa que resolve o problema com rotinas simples e objetivas.

“A prova foi difícil, mas de tanto treinar, pegamos o jeito”, disse Laura. Júlia salientou que o caminho da pré-seleção no Cefet até a vitória foi difícil, com muito trabalho e estudo. “Nas férias, parte do tempo foi dedicada à competição”, disse. “Estudamos muito para a fase final e fizemos muitas provas.”

Na etapa final, a rápida conclusão das provas surpreendeu as próprias campeãs. “Acabamos em uma hora e meia, num tempo previsto de quatro horas”, disse Júlia. “O resultado serve para estimular outros alunos a estudar”, afirmou o professor Gustavo Campos, orientador da equipe mineira. “Com o prêmio, os estudantes percebem que o esforço é recompensado com bons estágios e bom trabalho.”

A Olimpíada de Algoritmo é promovida pela Hostnet, empresa de hospedagem de sites, e faz parte do InfoRio, encontro nacional de tecnologia e negócios. A competição ocorre em duas etapas — a primeira, simultaneamente em todo o país e a segunda no Instituto InfNet, no Rio de Janeiro, para todas as escolas finalistas. O Infnet foi criado em 1994 por professores que perceberam o potencial da internet e a necessidade de formação na área. A competição tem, portanto, o propósito de motivar a formação de profissionais qualificados, estimular o aprendizado e suprir necessidades do mercado de tecnologia da informação.

Assessoria de Imprensa da Setec, com informações do Cefet-MG
Assunto(s): algoritmo , olimpíada , Cefet
X
Fim do conteúdo da página