Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Educação infantil

Curso de especialização terá aula inaugural nesta segunda

  • Sexta-feira, 01 de outubro de 2010, 17h39
Marilene Raupp - diretora do NDIA coordenadora de formação de professores da educação básica do Ministério da Educação, Helena Costa Lopes Freitas, fará a conferência da aula inaugural do curso de especialização em educação infantil da Universidade Federal de santa Catarina (UFSC), marcada para as 8h30 desta segunda-feira, 4, no Centro de Eventos da universidade, no bairro Trindade, em Florianópolis.

A programação conta com palestras, mesas-redondas e atividades culturais envolvendo os frequentadores do curso de especialização, que começou no dia 9 de setembro e se estenderá até dezembro de 2011. A promoção é do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina.

O curso de especialização é gratuito e conta com 240 professores e auxiliares de creches e pré-escolas de 30 municípios da Grande Florianópolis e das regiões de Joinville e Chapecó, além de diretores e coordenadores dos mesmos estabelecimentos e de profissionais que integram as equipes de educação infantil das secretarias municipais de educação. Ele faz parte de um programa do MEC que objetiva qualificar profissionais que atuam na educação básica. São seis turmas que assistem a aulas presenciais, ministradas por professores do NDI, Udesc e Centro da Educação da UFSC – neste caso, por meio de grupos que trabalham as disciplinas com base no foco de suas pesquisas.

O curso tem três eixos temáticos: fundamentos, história e políticas para a educação infantil no Brasil; cultura, cotidiano e ação docente na educação infantil; e pesquisa na educação infantil. São 11 disciplinas, em 465 horas/aula, “beneficiando especialmente profissionais que atuam na área da formação e não tiveram a oportunidade de acessar os conteúdos e especificidades da educação infantil”, informa a diretora do NDI, Marilene Dandolini Raupp. Até o fim do curso, os alunos participarão de mais dois seminários e defenderão um trabalho de conclusão de curso (TCC), além de receberem todo o material produzido pelo Ministério da Educação.

A diretora do NDI explica que o MEC publicou no final do ano passado as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, a partir de pesquisa feita em seis grandes capitais, estabelecendo as políticas públicas para o setor. Mais adiante, deverá realizar um exame nacional com a mesma lógica do Enem para o ingresso de profissionais da carreira docente nas áreas da educação infantil, séries iniciais e educação de jovens e adultos nos municípios brasileiros.

UFSC sai na frente
– O curso de especialização em educação infantil tem a coordenação do Núcleo de Desenvolvimento Infantil, que fortalece assim a sua função social e sua contribuição para o aperfeiçoamento de profissionais na área da educação infantil. “Cumprimos assim nossa missão no ensino, na pesquisa e na extensão”, ressalta Marilene Raupp. Das 17 instituições incluídas no programa do MEC, a Universidade Federal de Santa Catarina foi a primeira a iniciar o curso.

A contrapartida dos municípios é oferecer condições objetivas para que os profissionais possam frequentar as aulas e facilitar o deslocamento dos cursistas para as atividades na UFSC (incluindo a aula inaugural e os seminários). No caso das cidades vizinhas, espera-se que as prefeituras custeiem o transporte até o local do curso, a hospedagem e a alimentação dos alunos, que geralmente têm salários baixos e não conseguem pagar essas despesas.

No final, em dezembro de 2011, os professores participantes receberão os cadernos referentes às 11 disciplinas do curso, e o MEC também publicará dois volumes incluindo artigos dos ministrantes, as conferências e palestras e até textos dos alunos. Um CD conterá as filmagens das conferências, palestras e mesas-redondas, reunindo todo o conteúdo teórico do curso. E um acervo de livros do ministério também chegará às regiões atendidas, facilitando a consulta pelos cursistas e outros interessados.

Assessoria de Imprensa da UFSC

X
Fim do conteúdo da página