Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ministério da Educação
Início do conteúdo da página
Matemática

Vencedores da olimpíada serão conhecidos nesta quinta-feira

  • Terça-feira, 23 de novembro de 2010, 14h30
Serão conhecidos na quinta-feira, 25, os 3,2 mil estudantes vencedores da sexta Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A solenidade de divulgação dos ganhadores terá início às 10h, no Ministério de Ciência e Tecnologia, com a presença dos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. As medalhas serão entregues no próximo ano.

A competição teve 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, selecionados entre 19,6 milhões de alunos inscritos em todo o país. O conjunto de ganhadores será convidado a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep) do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Na solenidade, também serão anunciados os estudantes que receberão menção honrosa. Eles obtiveram boa pontuação nas duas etapas da Obmep, mas não somaram pontos suficientes para a classificação entre os ganhadores de medalhas. Até 30 mil estudantes podem receber essa menção.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizada desde 2005, é dirigida a estudantes da educação básica — nível um para alunos do sexto e do sétimo anos do ensino fundamental; nível dois, do oitavo e do nono anos do ensino fundamental; nível três, todas as séries do ensino médio.

Prêmios — Projeto de estímulo ao estudo da matemática, a olimpíada é voltada para escolas públicas, estudantes e professores de todo o país. Para estimular a participação, a Obmep produz e distribui material didático, oferece estágio aos professores premiados e participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior. Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Promovida pelos dois ministérios, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). No conjunto, a Obmep de 2010 recebeu 19,6 milhões de inscrições de estudantes de 99,2% dos municípios do país. 

Ionice Lorenzoni
Assunto(s): matemática , olimpíada , Obmep
X
Fim do conteúdo da página