Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa Currículo em Movimento > Relatórios > Secretarias > SEB - Educação Básica > I Seminário nacional do Currículo em Movimento
Início do conteúdo da página

I Seminário nacional do Currículo em Movimento

I SEMINÁRIO NACIONAL DO CURRÍCULO EM MOVIMENTO


1 - Avaliação das Propostas Curriculares dos Estados e Municípios


1.1 - Os Resultados da Avaliação de Propostas Curriculares para a Educação Infantil dos Municípios Brasileiros
Maria Carmen Silveira Barbosa

1.2 - Propostas Curriculares de Estados e Municípios Brasieiros para Ensino Fundamental e Médio
Maria das Mercês F. Sampaio


2 - Perspectiva Curriculares para a Educação Infantil

Apresentação - Rita de Cássia de Freitas Coelho

2.1 - O Curriculo na Educação Infantil: O que Propôem as Novas Diretrizes Nacionais?
Zilma Moraes Ramos de Oliveira

2.2 - Especificidades da Ação Pedagógica com os Bebês
Maria Carmen Barbosa

2.3 - Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Tizuko Morchida Kishimoto

2.4 - Relações entre Crianças e Adultos na Educação Infantil
Iza Rodrigues da Luz

2.5 - Saúde e Bem-estar das Crianças: Uma meta para Educadores Infantis em Parceria com Familiares e Profissionais de Saúde
Damaris Gomes Maranhão

2.6 - Multiplas Linguagens de Meninos e Meninas e a Educação Infantil
Márcia Gobbi

2.7 - Alinguagem escrita e o Direito à Educação na Primeira Infancia
Mônica correia Baptista

2.8 - As Crianças e o Conhecimento Matemático: Experiências de Exploração e Ampliação de Conceitos e Relações Matematícas
Priscila Monteiro

2.9 - Crianças da Natureza
Léa Tiriba

2.10 - Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Campo
Ana Paula Soares da Silva e Jaqueline Pasuch

2.11 - Avaliação e Transições na Educação Infantil
Hilda Micarello


3 - Perspectiva Curriculares para o Ensino Fundamental

Apresentação - Lucíola Licínio Santos

3.1 - Alfabetização e Ensino de Português: Um Desafio e algumas Perspectivas Curriculares
Antônio Augusto Gomes Batista

3.2 - Considerações Sobre a Matemática no Ensino Fundamental
Marcelo Câmara dos Santos e Paulo Figueiredo Lima

3.3 - A Geografia e a  Realidade Escolar Conteporanea: Avanços, Caminhos, Alternativas
Lana de Souza Cavalcanti

3.4 - A História na Educação Básica: Conteúdos, Abordagens e Metodologias
Selva Guimarães Fonseca

3.5 - Tessituras sobre o currículo de Ciências: Histórias, Metodologias, Atividades de Ensino
Elenita Pinheiro de Queiroz Silva1 e Graça Aparecida Cicillini

3.6 - A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Valter Bracht

3.7 - ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Jusamara Souza

3.8 - AVALIAÇÃO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FOCALIZANDO O TRABALHO DOCENTE
Alda Junqueira Marin

3.9 - OS PROFESSORES E A PROBLEMÁTICA DA INDISCIPLINA NA SALA DE AULA
Luciano Campos Silva

3.10 - DIVERSIDADES CULTURAIS E ESCOLA, POR LINHAS DE COMBATE
AC Amorim


4 - Perspectiva Curriculares no Ensino Médio

Apresentação - Antonio Flavio Barbosa Moreira

4.1 - O ALUNO NÃO É MAIS AQUELE! E AGORA, PROFESSOR ?
Antonio Fávero Sobrinho

4.2 - ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA BASE UNITÁRIA: TRABALHO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA
Dante Henrique Moura

4.3 - TENSÕES DISCIPLINARES E ENSINO MÉDIO
Alfredo Veiga-Neto

4.4 - PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E SUAS ARTICULAÇÕES COM AS AÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Ilma Passos Alencastro Veiga

4.5 - DESENVOLVER COMPETÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO
Karla Saraiva

4.6 - ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE RECONHEÇAM E RESPEITEM A DIVERSIDADE
Nilma Lino Gomes

4.7 - DIÁLOGO COM DOCENTES ACERCA DA VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR
Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
X
Fim do conteúdo da página