Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Reitor quer integração internacional das universidades

  • Quinta-feira, 27 de janeiro de 2005, 12h05

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, considera a abertura da universidade para o intercâmbio de idéias e pessoas uma exigência do mundo da ciência, da técnica e da cultura. Em dezembro do ano passado, Speller passou a integrar a diretoria da União de Universidades da América Latina (Udual), durante assembléia-geral, em Cuba.

As universidades brasileiras mantêm representantes na Udual e no Instituto de Estudos Avançados para as Américas (Ineam), entidades latino-americanas destinadas a atender à exigência do mundo globalizado de criação de redes internacionais voltadas para pesquisas, formação e aprimoramento dos professores. O Ineam integra a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização Universitária Interamericana (OUI).

"São duas instâncias com potencial para viabilizar a inserção internacional de nossas universidades, que buscam socializar o acesso a informações, programas e recursos financeiros que eram guardados a sete chaves por instituições que se consideravam detentoras de exclusividades elitistas", destacou Speller, que também integra o Conselho Superior do Ineam. "O caminho que se abre com a Udual e o Ineam pretende beneficiar todos aqueles que se disponham a trabalhar de forma associada."

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Sarkis, também faz parte da direção da Udual, como suplente da Comissão de Autonomia para a Região do Brasil e Cone Sul.

Rede - Criada há mais de 50 anos, a Udual é formada por uma rede de universidades que vai do México ao Chile e conta com uma estrutura de associações de faculdades, institutos e centros de pesquisa em diferentes áreas. Destinada a promover a integração universitária entre países, a entidade mantém vínculos com organismos internacionais que viabilizam projetos para a comunidade acadêmica por meio de estágios e intercâmbios.

A Udual tem sede na Universidade Nacional Autônoma do México, uma das mais antigas instituições de nível superior da América Latina, reconhecida pelo caráter público de suas ações.

O Ineam é um campus virtual interativo que proporciona acesso a possibilidades de estudos acadêmicos e formação profissional. Contribui para o intercâmbio de conhecimento por meio de um enfoque interdisciplinar e multissetorial.

O instituto emprega meios tradicionais para o desenvolvimento das ofertas de oportunidades educacionais e de capacitação, como o Portal Educacional das Américas e o Programa de Bolsas de Estudo e Treinamento da OEA. Sua base de dados oferece mais de 4,5 mil programas e cursos a distância ministrados em 1,5 mil universidades, informações sobre bolsas de estudo, biblioteca digital com centenas de publicações especializadas, informação sobre eventos e assuntos na área da educação a distância e aula virtual de vanguarda.

O objetivo do Ineam é ampliar a oferta de formação, atualização e capacitação dos recursos humanos com o uso de novas tecnologias de informação e comunicação.

Sonia Jacinto, com informações da Assessoria de Imprensa da UFMT

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página