Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

UFPR cria centro de transferência de tecnologia

  • Sexta-feira, 28 de janeiro de 2005, 10h24

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está implantando o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Design (Cied), que tem por missão contribuir na transferência de know-how da universidade para a comunidade. O novo Cied é uma iniciativa de duas unidades da instituição: o departamento de Design, com seu Núcleo de Design e Sustentabilidade; e o Núcleo de Empreendedorismo e Projetos Multidisciplinares (Nemps) - Pré-Incubadora e Incubadora Tecnológica.

O novo projeto será apresentado aos empresários da região no próximo sábado, dia 29, durante um café da manhã, oferecido no Hotel Slaviero. A expectativa dos organizadores do Cied, os professores Agnaldo dos Santos e Elenice Mara Matos Novak, é que inicialmente o projeto seja implementado no Campus Jardim Botânico.

Um ponto forte do Cied, comentou Elenice Novack, é o caráter de interatividade entre os ambientes público e privado, pela transferência de tecnologias, concentrando diversas áreas de conhecimento, fazendo desta interoperabilidade entre universidade-indústrias um ponto forte da inovação no estado. "O projeto converge para a inovação tecnológica e a sua melhor colocação e utilização pela sociedade civil e setores produtivos. O Cied deverá absorver projetos e iniciativas inovadoras de estudantes e professores de graduação e pós-graduação da UFPR, assim como os oriundos da indústria."

"A articulação das competências e recursos existentes na universidade, por meio deste centro, deverá contribuir para a redução do tempo de transformação de idéias inovadoras, que possuam características fortes quanto à demanda de mercado e expressão competitiva, em efetiva realidade", concluiu o coordenador Agnaldo dos Santos.

A estrutura do Cied deverá abrigar a Pré-Incubadora e Incubadora Tecnológica, o departamento de Design, as empresas Juniores, o Núcleo de Propriedade Intelectual, além de oferecer espaços dedicados às empresas parceiras, que incluem escritórios de apoio, bibliotecas e sala de exposição.

UFPR - A UFPR foi fundada no início do século XX, em 1912. Seu processo de seleção se dá por meio do vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há três categorias de bolsas de estudo na instituição: Iniciação Científica, Extensão e Monitoria. O número de alunos de graduação é de 19.685, sendo que destes 5.010 mil são alunos na especialização; 2.395 mil são mestrandos e 906 são alunos doutorandos.

O número de professores da instituição é de 2.039, sendo 930 doutores, 697 mestres, 225 especialistas e 187 graduados. A UFPR oferece cursos de bacharelado, bacharelado e licenciatura, licenciatura e tecnólogo. (Sonia Jacinto, com informações da Assessoria de Imprensa da UFPR)

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página