Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Agentes vão mapear alfabetização de jovens e adultos
Início do conteúdo da página
Notícias

Agentes vão mapear alfabetização de jovens e adultos

  • Sexta-feira, 28 de janeiro de 2005, 17h14

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), vai capacitar, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, 27 agentes de coleta para a realização do Mapeamento Nacional das Iniciativas de Alfabetização de Jovens e Adultos.

Os principais objetivos do mapeamento são cadastrar os envolvidos no esforço de alfabetização, compreender a rede de produção de serviços nesse esforço e estimar os recursos públicos e privados despendidos nas ações desenvolvidas. "O mapeamento vai nos permitir orientar a formulação e execução de políticas de alfabetização de jovens e adultos, bem como ajudar a articular as diversas iniciativas em curso da sociedade civil, de forma a garantir o direito de todos à educação de qualidade", afirma o coordenador-geral de Estudos e Avaliação da Secad, Rodolfo Marino.

A capacitação será ministrada por técnicos e consultores do MEC, em Brasília, e é fruto de uma importante parceria do ministério com todas as secretarias estaduais de educação, por meio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

Os agentes começarão a atuar no mês de fevereiro e em dois meses o levantamento deverá ser concluído. As principais atribuições dos agentes serão avaliar toda a documentação que possa subsidiar a atualização do mapeamento da oferta e realizar entrevistas para obter dados relativos à alfabetização, examinando e validando a consistência dos dados coletados.

Iara Bentes

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página