Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Cuba realiza 1° Congresso Mundial de Alfabetização

  • Segunda-feira, 31 de janeiro de 2005, 09h14

O ministro da Educação, Tarso Genro, e o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Ricardo Henriques, participam do 1º Congresso Mundial de Alfabetização, que começa hoje, 31, em Cuba, e vai até 4 de fevereiro.

No evento serão discutidos temas como experiências de projetos aplicados em alfabetização; processos de alfabetização por rádio e televisão; formação de facilitadores e especialistas de alfabetização e educação de jovens e adultos; metodologia de elaboração de materiais para alfabetização e outros ligados ao tema.

A educação é uma das áreas em que Cuba é reconhecida internacionalmente por sua qualidade. No que diz respeito à alfabetização, não é diferente e o país possui índices comparáveis aos de países desenvolvidos. "A realização deste seminário é de fundamental importância por ser o primeiro encontro mundial sobre o tema", afirma o diretor de Educação de Jovens e Adultos da Secad, Timothy Ireland. "A alfabetização continua sendo uma área desprestigiada em termos políticos e também de recursos", observa o diretor.

O programa de alfabetização de jovens e adultos do governo brasileiro, Brasil Alfabetizado, vai fazer, ainda no primeiro semestre deste ano, uma experiência com o método cubano de alfabetização, que trabalha com videoaulas, em três municípios do Piauí: Caraúbas do Piauí, Caxingó e Murici dos Portelas. "A experiência cubana com alfabetização é muito bem-sucedida e temos muito a aprender com ela", diz Ireland.

Segundo dados do IBGE do Censo de 2000, o Brasil tem 16 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais. A alfabetização dessas pessoas é um dos eixos prioritários da atuação do MEC.

Iara Bentes

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página