Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Revista Criança chega às escolas em fevereiro

  • Segunda-feira, 31 de janeiro de 2005, 09h35

A edição 38 da Revista Criança, publicação quadrimestral com tiragem de 200 mil exemplares da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), será distribuída para as secretarias de educação, universidades, escolas de educação infantil e professores cadastrados no início de fevereiro. Cerca de 122 mil escolas públicas, comunitárias, filantrópicas e confessionais receberão a revista. Nesta edição, ela apresenta um novo projeto gráfico e traz ficha de avaliação e cadastramento de leitores. A partir das sugestões recebidas na avaliação, a SEB fará modificações também no conteúdo editorial da revista.

"A educação infantil é prioridade do MEC porque é indispensável para o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões - cognitiva, afetiva, corporal e social -, tendo em vista sua autonomia", afirma Jeanete Beauchamp, diretora do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEB. Dirigida aos professores de educação infantil, "a Revista Criança tem o objetivo de contribuir para seu processo de formação continuada, estimular a reflexão e divulgar publicações, estudos, experiências e pesquisas na área da educação".

Segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb/Inep) sobre desempenho no aprendizado em português e matemática, 55% dos alunos da 4a série têm competência de leitura abaixo do nível considerado apropriado. Essa pesquisa indica que freqüentar a pré-escola é um fator quase determinante para o sucesso do aprendizado do aluno e sua permanência na escola.

A publicação será distribuída para os professores, todas as escolas cadastradas no censo, secretarias estaduais e municipais de educação, universidades, instituições governamentais e não-governamentais cadastradas.

Histórico - A Revista Criança foi publicada pela primeira vez em 1982, quando a educação infantil era vinculada ao Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral). Nesses 20 anos de existência, se consolidou como um canal de comunicação direto com o professor, informando sobre as conquistas históricas para esta etapa de educação e debatendo a prática pedagógica em sala de aula.

Adriana Maricato

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página