Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Começa hoje a 10ª Reunião da SBPC

  • Segunda-feira, 31 de janeiro de 2005, 15h16

A 10ª Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começa hoje, 31, às 19h, no auditório da concha acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e vai até o próximo dia 3, quinta-feira. Sob o tema Qualidade de Ensino e Responsabilidade Social, o encontro contará com 245 atividades entre minicursos, oficinas, mesas-redondas e conferências. As reuniões regionais da SBPC são dedicadas aos professores do ensino fundamental e médio, com o objetivo de atualizá-los e estimulá-los em seu trabalho essencial para a educação da juventude.

O evento é coordenado pela Secretaria Regional da SBPC em Pernambuco e tem como parceiros os ministérios da Educação (MEC), Ciência e Tecnologia (MCT), UFPE, Prefeitura de Recife, Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Coordenadoria de Ensino de Ciências e de Tecnologias do Nordeste (Cecine) e Espaço Ciência. A reunião conta com mais de quatro mil inscritos e a expectativa dos organizadores é que esse número chegue a seis mil. A professora Edla Soares e o professor Paulo Rosas (em memória) serão os homenageados da reunião. As conferências e mesas-redondas serão abertas ao público em geral.

Participantes - Para a abertura da reunião estão sendo esperados, além do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos; o prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Claudio Marinho, representando o governador Jarbas Vasconcelos; o diretor da Facepe, José Carlos Wanderlei; o presidente da Chesf, Dilton da Conti; o presidente da Finep, Sergio Resende; o reitor da UFPE, Amaro Lins; o reitor da UFRPE, Valmar Correa de Andrade; o reitor da Universidade de Pernambuco, Emanuel Dias; a secretária de Educação de Recife, Maria Luiza Aléssio; o secretário estadual de Educação, Mozart Ramos; o presidente da Comissão de Ciências e Tecnologia da Assembléia Legislativa do estado, João Fernando Coutinho; e a ex-secretária de Educação de Recife, Edla Soares. Completarão a mesa o presidente da SBPC, Ennio Candotti, e o secretário regional da SBPC/PE, Ivan Vieira de Melo, além de representantes do MEC, Capes e CNPq.

Conferências - A 10ª Reunião Regional da SBPC contará com a presença de quatro pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco, que vão participar das conferências e mesas-redondas. No dia 2 de fevereiro, às 10h30, o pesquisador João Suassuna apresentará o tema Rio São Francisco: Erros e Transposição, em conferência no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE. Nos mesmos dia e horário, no Centro de Artes e Comunicação, Lúcia Carvalho discute sobre a importância da Ciência e da Tecnologia. Abraham Benzaquén será o mediador desta conferência.

No último dia do evento, às 10h30, no CTG, João Suassuna integra a mesa-redonda que discute o projeto de transposição do Rio São Francisco. Às 16h30, Adriano Batista, da Coordenação-Geral de Estudos em Ciência e Tecnologia (Citec), participa da conferência Alto Déficit de Educação, Crescimento com Lentidão: uma Inescapável Relação. A palestra será no auditório do Centro de Ciências Biológicas. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página