Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Arte na educação

Em Pernambuco, livro e cinema são aliados em projeto pedagógico

  • Quinta-feira, 18 de agosto de 2011, 12h41
A Fundação Joaquim Nabuco aproveita a realização, até sexta-feira, 20, do 4º Festival de Cinema de Triunfo, Pernambuco, para lançar o primeiro conjunto de obras do projeto Cine Educação. A proposta do projeto é educar pela arte, com a exibição de filmes e uso de material de apoio pedagógico para realização de atividades na escola. Os professores podem fazer a conexão entre uma obra cinematográfica e os assuntos tratados na grade escolar, em diversas disciplinas.

O conjunto é composto por 26 livros de apoio pedagógico, editados pela diretoria de cultura da Fundaj. Eles são baseados em filmes como a A Hora da Estrela, de Suzana Amaral; A Marvada Carne, de André Klotzel; A Saga da Asa Branca, de Lula Gonzaga; Baile Perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, e Bicho de Sete Cabeças, de Lais Bodanzky, entre outros. A Fundação Joaquim Nabuco optou por dar visibilidade à produção nacional não só de longas-metragens, mas também de curtas e médias, que muitas vezes cabem no tempo da sala de aula.

O projeto Cine-Educação é desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco a partir da confecção de material paradidático, capacitação de professores de escolas da região Nordeste para uso do material como conteúdo pedagógico e acesso gratuito dos professores ao Cinema da Fundação para a democratização da experiência social de ir ao cinema.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Fundaj



Assunto(s): Cine Educação , Fundaj
X
Fim do conteúdo da página