Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Entidades recebem Prêmio Darcy Ribeiro

  • Terça-feira, 01 de fevereiro de 2005, 09h56

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Orquestra de Flautas Jardim Vitória, de Cuiabá são as entidades contempladas este ano na quarta edição do prêmio Darcy Ribeiro. Também foi premiada a professora Lygia Rabelo, de Coromandel (Minas Gerais). O prêmio será entregue no dia 25 próximo, durante o encerramento da 4ª Conferência Nacional de Educação e Cultura, em Brasília.

Criada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, a premiação é uma forma de estímulo e reconhecimento por atividades desenvolvidas na educação. A indicação cabe aos deputados federais.

A Orquestra de Flautas Jardim Vitória atende, há sete anos, crianças e adolescentes da periferia de Cuiabá. "Em vez de vozes, nossa orquestra utiliza os diferentes sons das flautas", explicou o maestro Gilberto Mendes. O grupo já se apresentou em Minas Gerais, São Paulo, no interior de Mato Grosso e até na França. Este ano, os sete profissionais da orquestra devem atender 200 crianças carentes.

A CNTE, como entidade de classe de abrangência nacional, trabalha pelos interesses dos trabalhadores em educação, sua profissionalização, carreira e piso salarial. Recentemente, tem centrado esforços na valorização do ensino básico.

Magistério - A professora aposentada Lygia Rabelo é conhecida por sua atuação ao longo de quatro décadas no magistério mineiro. Além da atividade pedagógica, ela se destaca por lutar pela expansão da rede escolar no campo e na cidade. "Esse prêmio é um reconhecimento aos meus 40 anos de trabalho no magistério, que começou em Ouro Preto e passou por Belo Horizonte e Coromandel", disse.

Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página