Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Ministro participa de congresso em Cuba

  • Terça-feira, 01 de fevereiro de 2005, 10h00

Uma série de eventos ligados às áreas de educação e cultura será realizada em Havana até o próximo dia 4. Dentre eles, o Congresso de Pedagogia 2005, a 14ª Feira Internacional do Livro e o 1º Congresso Internacional de Alfabetização, no Palacio de las Convenciones de La Habana. O ministro da Educação brasileiro, Tarso Genro, participa desses encontros na capital cubana.

As temáticas centrais do Congresso de Pedagogia 2005 são educação e cultura geral e integral; promoção e educação para a saúde; educação sexual, família, mulher e igualdade de gênero; educação física, esporte e desenvolvimento social; programas educativos para a atenção integral à infância até seis anos e troca educativa no ensino primário.

O congresso também discute a atenção integral a crianças, adolescentes e jovens com necessidades especiais; educação secundária básica para o século XXI; ciências da educação; tecnologias da informação e comunicações nos processos educativos. Dentre os temas que encerram o congresso estão sindicatos, organizações de professores e estudantes, desenvolvimento educacional e caráter transformador da investigação.

O Congresso Internacional de Alfabetização vai debater o analfabetismo no mundo; Cuba e a educação de jovens e adultos; a experiência cubana na utilização dos meios de comunicação em massa como suporte essencial nos programas de alfabetização; alfabetização para todos; educação de jovens e adultos e experiências de projetos aplicados na alfabetização e na pós-alfabetização.

Da pauta do congresso também constam temas como os processos de alfabetização por rádio e televisão; formação de facilitadores e especialistas de alfabetização e educação para jovens e adultos; experiências de projetos aplicados em setores prioritários: mulher, crianças e comunidades indígenas; planejamento e desenvolvimento curricular para a alfabetização e pós-alfabetização.

Sonia Jacinto

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página