Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inscrições para certificação de brasileiros vão até 9 de julho
Início do conteúdo da página
Notícias

Sesi leva programa de alfabetização a Mato Grosso

  • Quarta-feira, 02 de fevereiro de 2005, 10h31

A terceira etapa do programa Sesi por Um Brasil Alfabetizado, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com o Ministério da Educação, começa no próximo dia 14, com mais de 2,6 mil inscritos. Segundo Cíntia da Silva, coordenadora de educação continuada do Sesi em Mato Grosso, mais de três mil jovens e adultos poderão aprender a ler e a escrever no estado nesta etapa do programa.

Para a realização do programa, o Sesi firmou convênios com as secretarias estadual e municipais de educação, centros comunitários, igrejas e sistema carcerário. Os quilombolas do município de Nossa Senhora do Livramento também serão beneficiados. "São seis turmas com aproximadamente 120 alunos", afirmou Cíntia.

Cerca de 120 alfabetizadores foram capacitados pelo Sesi em Cuiabá e região vizinha. "Trabalhamos no sentido de atender as especificações de cada foco, seja ele de presidiários, pescadores, quilombolas, idosos ou grupos de mulheres", disse Cíntia. O Sesi tem por meta alfabetizar dois milhões de pessoas no país até o final de 2006. O número corresponde a 12,27% da população com mais de 15 anos não alfabetizada.

Estatísticas - Segundo dados do Censo Educacional de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população não alfabetizada chega hoje a 16,3 milhões de pessoas no país. Somente em Mato Grosso, o IBGE registrou 211 mil analfabetos com idade acima de 15 anos. O número corresponde a 1,3% dos analfabetos no Brasil.

Repórter: Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página