Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

TV Escola homenageia Pracinhas brasileiros e a FEB

  • Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005, 11h43

A TV Escola, canal do Ministério da Educação, apresenta segunda-feira próxima, 21, às 15h, com reprise às 21h do mesmo dia, uma programação especial em homenagem ao 60º aniversário da Tomada de Monte Castelo. Além de informativo, o especial é uma homenagem aos Pracinhas e à Força Expedicionária Brasileira (FEB) que conquistaram Monte Castelo, na Itália, às 17h20 do dia 21 de fevereiro de 1945, portanto há 60 anos.

Primeiro será exibido um documentário, feito pela TV Escola do Rio de Janeiro, com depoimentos de ex-combatentes e imagens do Museu da FEB e do Monumento aos Pracinhas, no Rio de Janeiro. O programa traz o depoimento de Marizeli Marques Sampaio, professora de História do Ensino Médio, que faz uma análise do contexto histórico da Segunda Guerra Mundial. Em seguida, será apresentado o documentário A Era Vargas, da série História do Brasil, do historiador brasileiro Boris Fausto, produzido pela TV Escola. Depois, haverá a exibição do programa No Tempo da II Guerra, da série Panorama Histórico Brasileiro, produzido pelo Instituto Itaú Cultural, e do vídeo FEB: 60 Anos de Glória, produzido pelo Departamento de Comunicação do Exército, que mostra a vitoriosa campanha da Força Expedicionária Brasileira na Itália.

A FEB lutou na Itália em duas frentes: a primeira, na região do rio Serchio, durante o outono de 1944, e a segunda, no vale do rio Reno, em plena cordilheira apenina (do italiano Appennini), que estende-se por mil quilômetros do norte ao sul da Itália, ao longo da costa leste, formando a coluna dorsal do país. Nessa região, os soldados brasileiros enfrentaram um rigoroso inverno e, sob o fogo constante dos inimigos, conquistaram o Monte Castelo. A elevação, dominada pelos alemães, era uma posição estratégica que impedia a FEB de prosseguir a marcha até Bolonha, objetivo maior do comando das Forças Aliadas na Itália.

As Cores da Guerra - É outro especial sobre a segunda guerra mundial que foi apresentado no dia 14 deste mês, às 12h, pela TV Escola, com análise da conjuntura dos anos, imagens e documentos de época, além de comentários de professores de Geografia, História e Arte.

A TV Escola é transmitida a mais de 50 mil escolas públicas do país. Pode ser captada por antena parabólica, pelas operadoras DirecTV, Sky e NET. No site - 7k e no endereço da TV Escola há mais informações.

Susan Faria

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página