Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Mato Grosso do Sul promove seminário de educação profissional

  • Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005, 10h01

Na próxima segunda-feira, 21, a Secretaria de Estado de Educação (SED) do Mato Grosso do Sul promoverá, no auditório do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef), em Campo Grande, o 1º Seminário Estadual de Educação Profissional, visando divulgar e discutir a política de educação profissional, debater o processo de avaliação institucional e apresentar o sistema que irá abarcar todas as informações sobre essa modalidade no estado.

O evento reunirá, aproximadamente, 150 pessoas de instituições que oferecem a educação profissional, secretarias de estado parceiras, as instituições "S" (Senai, Sesi, Sesc, Sebrae e Senac), universidades e comunidade escolar. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a Política de Educação Profissional - ampliando horizontes, que será apresentada pela representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Elizabeth Fadel.

"Essa política será um divisor de águas para a educação profissional no estado", afirma a gestora de educação profissional da SED, Rose Lene Arakaki Damasceno. Os principais aspectos do documento, elaborado em parceria com entidades ligadas à educação profissional, são voltados para a expansão da educação profissional no Mato Grosso do Sul, para a promoção do acesso à rede pública e para a gestão participativa, que busca a articulação com todas as instituições que oferecem os cursos.

Expansão - Entre as projeções estabelecidas para a ampliação de oferta gratuita de cursos profissionalizantes está a construção de outros cinco centros com essa especificidade, assim como o Cepef - em Ponta Porã, Dourados, Corumbá, Coxim e Três Lagoas. Segundo Rose Lene, a SED já encaminhou um projeto, que será avaliado pelo ministério da Educação, para a construção da unidade de Ponta Porã.

As discussões para a produção da política da educação profissional de Mato Grosso do Sul começaram em junho do ano passado. Além da SED, participaram do processo o Centro Formador de Recursos Humanos para a Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, o Cepef, o Conselho Estadual de Educação, a Fundação do Trabalho e Qualificação Profissional (Funtrab), as universidades Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Estadual de Mato Grosso do Sul (Uens) e Católica Dom Bosco (UCDB), além das secretarias de estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia (Seplanct) e de Produção e Turismo (Seprotur).

Programação - As palestras Avaliação Institucional: oportunidade de melhoria, proferida pela representante do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Ivone Marchi Lainetti Ramos, e Sistema Integrado de Dados: informação e integração, exposta pelo profissional da Unesco, Maicon Dante Pasqualeto, também farão parte das atividades previstas para o encontro. Todas as ações do seminário serão realizadas, entre 7h30 e 17h30, no Cepef, localizado na Rua Antônio da Silva Vendas, 115, Bairro Miguel Couto. (Assessoria de Imprensa da SED-MS)

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página