Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Mercadante empossa reitores e cita importância da qualificação

  • Quarta-feira, 17 de abril de 2013, 16h40
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, empossou, na manhã desta quarta-feira, 17, os reitores dos institutos federais de educação profissional e tecnológica de São Paulo, Eduardo Modena; de Mato Grosso, José Bispo Barbosa; e Sul-rio-grandense, Marcelo Bender. A cerimônia aconteceu no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação, em Brasília.

Segundo o ministro, o Brasil está fazendo investimentos e reduzindo a carga tributária para aumentar a competitividade, enquanto outros países estão retirando direitos trabalhistas. “Nós precisamos aumentar a formação profissional e tecnológica dos trabalhadores brasileiros”, disse Mercadante. “Nós estamos próximos do pleno emprego em alguns setores e não temos mão de obra disponível com qualificação.”

De acordo com o ministro, o aumento da produtividade está ligado a capacitação dos trabalhadores. “Os institutos são os principais instrumentos para cumprir essa tarefa, que hoje é indispensável para o Brasil continuar crescendo”, concluiu.

Eduardo Antonio Modena é doutorando em engenharia civil, com graduação e mestrado também em engenharia civil pela Universidade Estadual de Campinas. Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo desde 1986, onde foi aluno do curso técnico em edificações, Modena é licenciado em formação de professores e especialista em metodologia do ensino de ciências.

O reitor empossado Marcelo Bender Machado tem licenciatura plena em eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Paraná, é especialista em educação e em informática industrial e mestre em engenharia elétrica, na área de microeletrônica. É professor desde 1992 do Instituto Federal Sul-rio-grandense, então Escola Técnica Federal de Pelotas. Coordenou o curso técnico de eletrônica do Campus Pelotas, atuou como chefe de ensino do campus Charqueadas e desde 2010 é professor e diretor-geral do Campus de Venâncio Aires.

Reconduzido ao cargo de reitor do instituto do Mato Grosso, José Bispo Barbosa é licenciado pleno em eletricidade, com habilitação em eletricidade básica, eletrônica e instalações elétricas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especializou-se em didática geral pela Faculdade de Educação de Assis e em gestão empresarial de cooperativas pela Fundação Getúlio Vargas. Professor do instituto desde 1983, Barbosa foi coordenador do curso de eletrotécnica, gerente do Departamento de Eletroeletrônica, gerente dos cursos técnicos, diretor de Administração e Planejamento. Desde 2009 é reitor pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso.

Os mandatos dos reitores têm duração de quatro anos.

Diego Rocha
X
Fim do conteúdo da página