Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Concurso nacional premia escolas públicas
Início do conteúdo da página
Notícias

Concurso nacional premia escolas públicas

  • Terça-feira, 01 de março de 2005, 11h23

Estão abertas até 31 de março as inscrições para o 5º Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Fundação Roberto Marinho.

O objetivo do concurso é reconhecer e valorizar as escolas públicas que desenvolvem experiências inovadoras e bem-sucedidas. Implantado em todo o país desde 1998, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar estimula a melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos alunos, identificando e valorizando estabelecimentos de ensino que estejam realizando práticas eficazes de gestão.

Anualmente, escolas públicas exemplares em projetos educacionais são premiadas com diplomas Escola Referência Nacional em Gestão, R$ 2 mil e um kit educativo para a primeira colocada de cada estado e do Distrito Federal. O Prêmio também seleciona a Escola Destaque Brasil, que recebe R$ 10 mil. Dependendo do número de inscritos, até cinco colégios poderão ser premiados com os diplomas e apenas um receberá o de Escola Referência Nacional em Gestão - Destaque Brasil. Dois diretores serão premiados com os diplomas Liderança em Gestão Escolar e Liderança em Gestão Escolar -  Nacional.

Podem participar todas as escolas da rede pública com mais de cem alunos matriculados na educação básica - educação infantil, ensino fundamental e médio - que realizem a auto-avaliação, respeitando o regulamento do prêmio. A escola e o diretor contemplados só podem concorrer novamente após um intervalo de dois anos. Para participar, a escola poderá utilizar o manual e o instrumento de auto-avaliação que estão disponíveis nos seguintes sites: www.unesco.org.br; www.consed.org.br; www.frm.org.br; www.undime.org.br. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página