Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Reitor da Unifesp é recebido pelo ministro da Educação

  • Terça-feira, 08 de março de 2005, 15h33

A expansão da universidade pública, o sistema de cotas e a reforma do ensino superior foram os principais temas do encontro, hoje, 8, entre o ministro da Educação, Tarso Genro, e o reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ulysses Fagundes Neto.

Os projetos de expansão da Unifesp foram iniciados com a implantação do campus de Santos, que será a primeira instituição de ensino federal pública nesta região e, segundo o reitor, terá cinco novos cursos de graduação. Fagundes Neto lembrou que a Unifesp tem 1.200 alunos nos cursos de graduação, 2.700 na pós-graduação, oferece 39 cursos de doutorado, 90% do corpo docente tem doutorado, além de possuir o maior hospital universitário do país. Tarso lembrou ao reitor que os projetos de expansão do ensino público superior têm apoio direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integra um conjunto de iniciativas do Ministério da Educação para fortalecer a universidade pública brasileira.

Ainda durante o encontro, o reitor da Unifesp se declarou um aliado do sistema de cotas e entregou os resultados do vestibular de 2005 ao ministro, onde é possível verificar a ampliação das vagas para afrodescendentes. "Nós ampliamos em 10% as vagas para cotistas no vestibular deste ano, em relação ao ano anterior, porque é um mecanismo positivo que visa à coesão social num país que é desigual. Estou convencido que o país tem uma dívida social com os irmãos vindos da África e esperamos que o Brasil deixe, o quanto antes, de ser um país injusto" explicou Ulysses Fagundes Neto.

Tarso Genro lembrou que a Unifesp é uma universidade de excelência e que foi de extrema importância no processo de apoio à política de cotas inserida no anteprojeto de lei sobre a reforma do ensino superior, que se encontra aberto a sugestões até o dia 30 deste mês.

Alexandre Costa

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página