Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Associações de municípios gaúchos discutem regulamentação do CNJ

  • Terça-feira, 08 de março de 2005, 15h57

Os representantes da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) pediram hoje, 8, ao ministro da Educação, Tarso Genro, a regulamentação do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), criado pelo governo federal em fevereiro de 2005. O conselho é um órgão de interlocução com a sociedade civil, especificamente em relação às políticas públicas dedicadas à juventude.

Conforme o presidente da Famurs, Heitor Álvaro Petry, o objetivo da reunião foi garantir a indicação de um representante da federação para participar efetivamente dos debates sobre a regulamentação do conselho e a implementação de políticas públicas: "Festejamos a iniciativa do governo em implementar o Conselho Nacional da Juventude e estamos propondo, neste momento, uma atuação plena no seu processo de regulamentação", afirmou Petry.

O documento entregue pelos representantes destaca que o conselho é um instrumento capaz de aproximar Estado e sociedade nas ações referentes à juventude. O ministro Tarso Genro citou algumas políticas governamentais dirigidas aos jovens, entre elas o Programa Universidade para Todos (ProUni) - que permitiu o ingresso de cerca de cem mil jovens em universidades privadas - e o Escola Aberta, como projetos voltados para a inclusão social das camadas menos favorecidas. O diretor da Famurs, Ricardo Hermany, que em 1996 apresentou idéia de criar o Conselho Nacional da Juventude, louvou a iniciativa do governo, especialmente do MEC, por ter tornado realidade a sua viabilização.

Também estiveram presentes no encontro o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Henrique Paim, e os prefeitos dos municípios de Santa Cruz do Sul, José Wenzel, de Sinimbu, Maurício Rabuske, e a prefeita de Vale do Sol, Beatriz Krainovic.

Cristiano Bastos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página