Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Brasil abre oportunidade ao jovem com o Pronatec, diz ministro
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Brasil abre oportunidade ao jovem com o Pronatec, diz ministro

  • Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014, 13h19

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse nesta quinta-feira, 27, em São Paulo, que o Brasil está abrindo uma janela de oportunidades para os jovens com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ele participou, de manhã, da formatura de 2.629 estudantes de 30 municípios de São Paulo. O evento teve a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

De acordo com Paim, o Pronatec é apenas uma parte do esforço do governo federal em educação. “É programa que se insere no esforço pela educação no Brasil, que vai da creche à pós-graduação”, afirmou. Segundo o ministro, o Brasil está abrindo uma janela de oportunidades para os jovens. “O Pronatec permite ao estudante uma inserção no mercado de trabalho, com capacitação de qualidade e salário melhor.”

A presidenta Dilma voltou a destacar a importância da educação para o desenvolvimento do país. “O Brasil precisa da educação tanto para assegurar que saíamos da pobreza quanto para garantir que sejamos um país que usa tecnologia e inovação”, disse. “Para o Brasil crescer e se desenvolver, deixar para trás a história trágica da desigualdade, temos de trilhar o caminho da educação e do ensino técnico.”

Desde 2011, ano de criação do Pronatec, o estado de São Paulo registrou mais de 876 mil matrículas pelo Pronatec. No mesmo período, apenas na capital paulista, mais de 215 mil estudantes foram beneficiados.

O Pronatec surgiu para expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. Até o fim deste ano, terá ofertado 8 milhões de vagas. O programa já chegou à marca de 5,8 milhões de brasileiros atendidos.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página