Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Dilma participa de formatura e destaca avanços com o Pronatec

  • Segunda-feira, 07 de abril de 2014, 13h05

A presidenta da República, Dilma Rousseff, ressaltou nesta segunda-feira, 7, em Belo Horizonte, os avanços e oportunidades trazidos ao país pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “O Pronatec cria oportunidades de trabalho para a gente garantir que o Brasil seja competitivo, produtivo”, disse. “Temos de apostar num país de técnicos, com capacitação técnica, de ter universitários, cientistas, pesquisadores e gente bem formada.”

Dilma, ao lado do ministro da Educação, Henrique Paim, participou, na capital mineira, da cerimônia de formatura de 1,5 mil estudantes do programa. Criado em 2011, o Pronatec alcançou 6,2 milhões de matrículas em todas as modalidades de educação profissional, em 3,8 mil cidades brasileiras, com investimento de R$ 14 bilhões do governo federal. Só em Minas Gerais, foram mais de 650 mil matrículas em 593 municípios. O investimento no estado chega a R$ 1,1 bilhão.

O ministro Henrique Paim destacou as ações do governo federal para impulsionar a educação brasileira nos últimos anos. Segundo Paim, a meta de oito milhões de matrículas até o fim deste ano será atingida. “Ainda vamos avançar mais”, afirmou.

O Pronatec oferece cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do sistema S — Senai, Senac, Senar e Senat — e em instituições particulares de educação superior e de educação profissional técnica de nível médio.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página