Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC lança Prêmio Capes Talento Universitário para valorizar estudantes de graduação
Início do conteúdo da página
Notícias

Novo reitor da UFRRJ quer resgatar tradição da universidade

  • Quarta-feira, 09 de março de 2005, 16h13

O ministro da Educação, Tarso Genro, deu posse na tarde desta terça-feira, 9, ao novo reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professor Ricardo Motta Miranda. Engenheiro agrônomo, Motta Miranda é graduado pela própria instituição onde hoje assume a reitoria. É mestre e doutor em horticultura pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e pós-doutor em propagação in vitro, pela Universidade de Maryland, também nos Estados Unidos. Na UFRRJ, é professor do Departamento de Fitotecnia e coordena o Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais.

Tarso Genro disse ao novo reitor, referindo-se à reforma universitária, que ele terá oportunidade de exercitar seu reitorado num momento extraordinariamente importante para a sociedade brasileira. "O processo de reforma é um conjunto de modificações normativas, regulamentares e governamentais. E queremos que esta proposta seja debatida, discutida e, quem sabe, aprovada no segundo semestre deste ano", concluiu.

No discurso emocionado que fez, Motta Miranda relembrou que há 30 anos trabalha na UFRRJ, e que chegou na instituição com 16 anos de idade, para cursar a Escola Agrícola. Segundo frisou, a universidade precisa urgentemente resgatar a tradição de centro de referência em agronomia. "Temos de recuperar a competência da universidade em cumprir sua missão para com a sociedade, para a qual ela foi inicialmente criada. A universidade tem 3,5 mil hectares que nós temos a obrigação de utilizar em atividades de pesquisa, ensino e extensão, no campo da produção", disse o reitor.

Repórter: Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página