Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Instituto e TV oferecem cursos e programação em língua de sinais
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Governo federal investiu R$ 317 milhões em ações do Pronatec no Pará de 2011 a 2013

  • Sexta-feira, 25 de abril de 2014, 17h10

O estado do Pará recebeu R$ 317 milhões em investimentos do governo federal em ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre 2011 e 2013. Parte do resultado desse esforço se evidenciou na tarde desta sexta-feira, 25, quando a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Henrique Paim, participaram em Belém da formatura de 1.400 estudantes do programa.

Foram feitas no Pará mais de 136 mil matriculas, das quais 61 mil do bolsa-formação, durante esse período. No primeiro semestre de 2014, foram mais de 24 mil matrículas. Desde a sua criação, em 2011, o Pronatec já formou mais de 6,8 milhões de brasileiros.

“Precisamos de um país que tenha muitos milhares e milhões de técnicos, porque o nosso trabalho tem que ser cada vez mais valorizado, oferecer mais oportunidades e render salários mais elevados”, disse a presidenta, ao parabenizar os formandos pela conquista do curso técnico e de formação inicial e continuada.

Já o ministro da Educação, Henrique Paim, ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento do país e da colaboração dos municípios, dos estados, das universidades, das redes federais de educação profissional, do sistema S, entre outros, para a implantação dos programas do governo federal. “Nosso compromisso com a educação vai da creche à pós-graduação”, afirmou.

Paim falou também do investimento do MEC no estado do Pará para democratizar a educação profissional, ampliando a oferta de vagas gratuitas na educação profissional e tecnológica e com a expansão e reestruturação da rede federal.

O microempresário Marcilio Rosa Guimarães, de 51 anos, um dos formandos e orador da turma, disse que apenas agora com o Pronatec, com curso gratuito, foi possível ter formação técnica. Para ele a realização do curso não foi fácil, “com esforço e dedicação, conseguimos superar todas as barreiras e hoje tenho orgulho de fazer parte da família Pronatec”.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página