Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Capes abre seleção para financiar dez projetos de pesquisa entre Brasil e Portugal
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Mais de 2 mil estudantes são diplomados em Santa Catarina

  • Sexta-feira, 06 de junho de 2014, 16h55

Presidenta Dilma Rousseff com a formanda Arielle de Souza, durante cerimônia de formatura de alunos do Pronatec (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR) Mais de 2 mil pessoas, de 37 municípios catarinenses, participaram nesta sexta-feira, 6, em Florianópolis, da formatura de cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A cerimônia contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Educação, Henrique Paim.

Desde 2011, o Pronatec já ofereceu formação profissional a 7,3 milhões de brasileiros. A presidenta destacou a inclusão proporcionada pelo programa, cujos cursos são gratuitos. “É um programa que não exclui ninguém, que não olha o sobrenome ou a renda”. A presidenta afirmou ainda que o país precisa de técnicos que busquem melhorar a sua formação continuamente.  “Estudar é produzir, é treinar, é se preparar. Cada vez que você conquista uma etapa, percebe que isso é apenas o começo e que você pode conquistar outras.”

Segundo o ministro Henrique Paim, a meta de realizar 8 milhões de matrículas será cumprida até o final de 2014. Para tanto, serão aplicados R$ 14 bilhões, maior investimento já feito em educação profissional. “O compromisso do governo com a educação profissional é importante para o desenvolvimento do país", afirmou Paim na cerimônia de formatura, conclamando os estudantes a prosseguir nos estudos.


Em Santa Catarina foram realizadas 293 mil matrículas do Pronatec entre 2011 e 2014. Até o final do ano passado, o investimento no estado já havia superado os R$415 milhões.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página