Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Sisutec

Automação industrial abre vagas em 43 cursos de 33 municípios

  • Quarta-feira, 23 de julho de 2014, 13h50

Com 43 cursos, a formação de técnico em automação industrial tem vagas em unidades de ensino de 13 estados e em 33 municípios nos turnos da manhã, tarde e noite. A inscrição para os cursos está aberta no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) até sexta-feira, 25.

A região mais industrializada do país, o Sudeste, abre 1.723 vagas para técnico em automação industrial, das quais 1.081 em sete municípios de São Paulo. Há 322 vagas em cinco cidades de Minas Gerais e 320 em quatro municípios do Espírito Santo. Na região Sul, o Paraná tem 320 vagas. No Nordeste, a Bahia abre 300.

O curso técnico de automação industrial tem 1,2 mil horas de formação que abordam conteúdos de eletricidade, eletrônica, programação, materiais e equipamentos industriais, automação e controle e redes industriais. O profissional certificado pode trabalhar na instalação de sistemas de controle e automação nos processos industriais; manutenção, medições e testes de equipamentos de automação industrial; programação, operação e manutenção de sistemas automatizados, segundo normas técnicas e de segurança da área de atividade.

Criado em 2013, o Sisutec integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas. O sistema oferece, na atual edição, 289.341 vagas em cursos técnicos a estudantes que tenham concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013, com nota na redação que não seja zero. As vagas estão distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação.

Os cursos são gratuitos, assim como a inscrição, que deve ser feita na página do Sisutec na internet.

Ionice Lorenzoni

Leia também:

Santa Catarina tem vagas em logística, aviação e área têxtil

Mato Grosso do Sul tem 99 cursos e mais de 5,6 mil vagas

Área de saúde tem oferta de 21 cursos técnicos pelo Sisutec

Técnico em logística é o curso com maior oferta de vagas

X
Fim do conteúdo da página