Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Sisutec

Em Tocantins, estão abertas 500 vagas para capacitação técnica

  • Quinta-feira, 24 de julho de 2014, 15h45

Tocantins, a mais nova das 27 unidades da Federação, abre 500 vagas em cinco cursos técnicos nesta edição do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os cursos de segurança do trabalho, redes de computadores, edificações, eletrotécnica e enfermagem têm oferta nas cidades de Araguaína, Gurupi, Palmas, Augustinópolis e Ananás. O Sisutec recebe inscrições até esta sexta-feira, 25.

O curso em segurança do trabalho é o que apresenta maior número de vagas (270). Com 1,2 mil horas de duração, prepara o profissional para atuar em ações preventivas no controle de riscos ambientais, de acordo com normas e princípios de higiene e saúde do trabalho. As possibilidades de emprego são encontradas em instituições públicas e particulares e também representantes de equipamentos de segurança.

Em Augustinópolis e Ananás, são ofertadas 170 vagas nos turnos vespertino e matutino para o curso de técnico em enfermagem.  A capacitação prepara o profissional para trabalhar em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios.

Os outros cursos abertos no estado são os de técnico em eletrotécnica, com 40 vagas no município de Gurupi, e edificação e redes de computadores, em Araguaína, com 30 vagas cada um.

Sistema — No momento da inscrição no Sisutec, o candidato pode fazer até duas opções de curso. As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.

Por meio do Sisutec, sistema informatizado do Ministério da Educação, instituições públicas e particulares de educação superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente. Criado em 2013, o sistema integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas em todo o país.

Para conhecer o tipo de formação e os campos de trabalho de cada curso, o candidato a vagas no Sisutec deve consultar o Catálogo de Cursos Técnicos, disponível on-line na página do Pronatec.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas na página do Sisutec na internet.

Mylene Brum Oliveira

Leia também:

Santa Catarina tem vagas em logística, aviação e área têxtil

Técnico em logística é o curso com maior oferta de vagas

Mato Grosso do Sul tem 99 cursos e mais de 5,6 mil vagas

Automação industrial abre vagas em 43 cursos de 33 municípios

Área de saúde tem oferta de 21 cursos técnicos pelo Sisutec

Instituições da Região Norte abrem mais de 16 mil vagas

X
Fim do conteúdo da página