Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro da Educação anuncia mudanças no sistema de avaliação a partir de 2019
Início do conteúdo da página
Sisutec

Cursos estimulam as vocações econômicas em cidades gaúchas

  • Sexta-feira, 25 de julho de 2014, 11h06

Em Estância Velha, um curso técnico sobre processamento de couros e peles; em Rio Grande, sobre operação portuária; em Santa Cruz do Sul, sobre gestão e industrialização de fumo. Esses três municípios do Rio Grande do Sul mostram que as vocações econômicas locais definem os cursos técnicos abertos nesta edição do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional (Sisutec). Em todo o estado, o sistema abre 20.527 vagas em diversas áreas da atividade profissional. As inscrições serão encerradas nesta sexta-feira, 25.

Desde o século 19, a economia em Estância Velha é voltada para atividades com o couro — produção de selas e acessórios de montaria, além de preparo de couro e peles para a fabricação de calçados. O município recebe um curso técnico em curtimento, com 30 vagas, no turno da manhã. A formação, ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tem carga de 1,2 mil horas.

A cidade de Rio Grande, que movimenta produtos de exportação e importação na região portuária, abre 80 vagas em dois cursos sobre atividades no setor. Ambos com 800 horas de duração, serão oferecidos na Escola de Educação Profissional São Jorge, nos turnos da manhã e da noite.

Em Santa Cruz do Sul, são oferecidas 150 vagas em dois cursos sobre agronegócio. O preparo profissional será voltado para a produção, gestão e comercialização de fumo, principal atividade econômica no município, desenvolvida no complexo industrial que abriga mais de 500 indústrias e cerca de quatro mil profissionais autônomos. A formação, com 800 horas, será oferecida pela Escola de Educação Profissional Dom Alberto, nos turnos da manhã e da noite.

Dos 37 municípios gaúchos que oferecem cursos nesta edição do Sisutec, 20 abrem vagas para técnico em informática, com destaque para Porto Alegre, com 20 cursos e 1.485 vagas. Na mesma área, o município de Gravataí tem cinco cursos e 490 vagas, seguido de Novo Hamburgo com seis cursos e 400 vagas. A formação tem carga de mil horas.

O Rio Grande do Sul ocupa o terceiro lugar no mapa dos cursos técnicos do Sisutec. Com as 20.527 vagas em diversas áreas profissionais, só é superado por São Paulo (79.274) e Minas Gerais (40.112).

Sistema — O Sisutec oferece, na atual edição, 289.341 vagas em cursos técnicos a estudantes que tenham concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013, com nota na redação que não seja zero. As vagas estão distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação.

Para conhecer o tipo de formação e os campos de trabalho de cada curso, o candidato a vagas no Sisutec deve consultar o Catálogo de Cursos Técnicos, disponível na página do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na internet.

Os cursos são gratuitos, assim como a inscrição, que deve ser feita na página do Sisutec na internet.

Ionice Lorenzoni

Leia também:

Santa Catarina tem vagas em logística, aviação e área têxtil

Técnico em logística é o curso com maior oferta de vagas

Mato Grosso do Sul tem 99 cursos e mais de 5,6 mil vagas

Automação industrial abre vagas em 43 cursos de 33 municípios

Área de saúde tem oferta de 21 cursos técnicos pelo Sisutec

Instituições da Região Norte abrem mais de 16 mil vagas

Em Tocantins, estão abertas 500 vagas para capacitação técnica

Agronegócio oferece 500 vagas em cidades mato-grossenses

Oferta em Pernambuco supera as 20 mil vagas em 20 municípios

X
Fim do conteúdo da página