Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC publica edital do processo seletivo para o segundo semestre de 2019
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Estudantes de agrimensura têm prova externa durante olimpíada

  • Segunda-feira, 08 de setembro de 2014, 12h41

Estudantes da área de agrimensura foram a campo para uma prova externa como uma das atividades da Olimpíada do Conhecimento (foto: Kelly Aguiar/Setec/MEC)Belo Horizonte — Na Olimpíada do Conhecimento de 2014, encerrada no sábado, 6, em Belo Horizonte, estudantes da área de agrimensura foram a campo para uma prova externa. Como tarefa, realizaram medições topográficas no Parque da Pampulha, na capital mineira.

Os avaliadores seguiram para o local sem manter contato direto com estudantes. É um procedimento comum na olimpíada. Por questão ética avaliadores e competidores não devem ficar próximos nos dias de prova.

Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Carlos Alberto da Costa Lima, 16 anos, gostou da prova. “Estamos trabalhando, na prática, com o princípio básico da agrimensura, que é esse levantamento de campo”, disse. “A partir de agora, a gente pode começar outros trabalhos com a ajuda de programas de informática.”

Para Carlos Alberto, todas as experiências práticas foram importantes para o aprendizado. “Toda prática que a gente tem a oportunidade de vivenciar acrescenta”, afirmou. “É uma oportunidade única, que todos os estudantes dos institutos federais precisam.”

Confiante no treinamento realizado antes da olimpíada, Noelly Raiany Evangelista, 16 anos, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), disse que a prova externa é excelente para que os estudantes entrem no clima da profissão. “As provas têm um patamar de exigência bem alto, e a competição, um nível bem elevado”, disse. Segundo a estudante, é hora de mostrar o que um técnico em agrimensura faz. “É muito importante que outras instituições de ensino técnico saibam o que fazemos”, afirmou.

O profissional de agrimensura deve dominar as bases da cartografia e ter conhecimentos de matemática e informática.

Assessoria de Comunicação Social

Leia também:

MEC apresenta na Olimpíada do Conhecimento projetos desenvolvidos em salas de aula

Pronatec marca presença na Olimpíada do Conhecimento

Competições têm início com a participação de 800 estudantes

Institutos preparam técnicos para atender demanda da agricultura e pecuária

Olimpíada do Conhecimento reúne em Belo Horizonte 800 estudantes de várias regiões

Clima de emoção marca abertura da Olimpíada do Conhecimento

X
Fim do conteúdo da página