Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Publicado edital da segunda edição de 2019; inscrições ficarão abertas de 4 a 7 de junho
Início do conteúdo da página
Notícias

Material didático indígena é tema de seminário em Brasília

  • Segunda-feira, 14 de março de 2005, 10h09

Nos próximos dias 16 e 17 de março, o MEC realiza na Casa de Retiros Assunção (SGAN 611, módulo E), em Brasília, o Seminário Nacional de Material Didático Indígena. Durante o evento, cerca de 80 participantes entre membros da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI), especialistas, professores indígenas, técnicos das secretarias de educação e de organizações não-governamentais, além de técnicos e dirigentes do MEC, vão discutir sobre a produção de todo tipo de material didático para as populações indígenas: livros, vídeos, cd-roms, cartazes, mapas, calendários, música, teatro, jogos, brincadeiras e sítios eletrônicos.

O apoio à produção de material didático de educação escolar indígena é uma das prioridades do Ministério da Educação, que nos últimos dois anos já financiou a publicação de 32 obras.

A programação do seminário prevê painéis sobre experiências didáticas com áudio-visual, exposições oral e escrita, além da discussão das prioridades para publicação, republicação e produção de materiais escritos em outras linguagens. "O principal objetivo do seminário é sistematizar a política de produção e impressão de todos esses materiais para as escolas indígenas", afirma o coordenador-geral de Educação Escolar Indígena do MEC, Kleber Gesteira.

Ensino superior - Após o término do segundo dia do seminário, os membros da CNEEI tratarão de outra pauta. Na sexta-feira, 18, técnicos da Secretaria de Ensino Superior (SESu) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), pasta à qual a Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena é vinculada, vão discutir com os representantes indígenas as políticas de ensino superior específicas para os povos indígenas.

A população indígena brasileira é composta por 440.000 habitantes, de 220 diferentes etnias, dos quais 150.000 estudam em 2.232 escolas indígenas com currículos específicos e particulares para cada povo indígena.

Iara Bentes

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página