Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro participa de aniversário do Colégio Militar Tiradentes de Brasília
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Instituto promove etapa final da olimpíada de agropecuária

  • Quinta-feira, 20 de novembro de 2014, 17h05

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) realizará de sexta-feira, 21, a domingo, 23, a última etapa da 4ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Com mais de 600 equipes inscritas, a fase presencial da competição reunirá 200 estudantes de nível médio, representantes de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina, no campus do instituto na cidade de Inconfidentes. As duas primeiras fases da Obap foram realizadas on-line.

Na competição presencial, cada equipe é formada por três alunos e um professor orientador. A maioria dos estudantes provém de cursos técnicos em agropecuária de institutos federais e escolas estaduais. Pela primeira vez, além de resolver questões teóricas, eles serão desafiados em provas práticas, com avaliação dos conhecimentos obtidos nas áreas de bovinocultura leiteira e de agrimensura e cartografia.

Técnico em assuntos educacionais e membro da equipe organizadora da olimpíada, o professor Éder Sacconi salienta que a resolução de provas práticas enriquece a Obap, pois cria situações semelhantes às encontradas na realidade de trabalho. “A atividade visa a extrair o maior potencial do competidor, que tem a possibilidade de vivenciar uma ação que de fato ocorre no ambiente de trabalho”, afirmou.

Premiação — Todas as equipes participantes da 4ª Obap receberão certificado. Na modalidade de ensino médio integrado, receberão medalhas as 15 melhores equipes — cinco de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. Na modalidade subsequente, serão três medalhas de bronze, duas de prata e uma de ouro. As três melhores equipes, no geral, na modalidade de ensino médio integrado, receberão troféus. A equipe classificada em primeiro lugar será convidada a representar o Brasil, em 2015, na International Earth Science Olympiad (Ieso), competição internacional de ciências da terra para alunos do ensino médio.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página