Institutos federais oferecem 7,2 mil vagas pelo sistema - MEC Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Seleção unificada

Institutos federais oferecem 7,2 mil vagas pelo sistema

  • Terça-feira, 06 de janeiro de 2015, 10h54

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Pará oferecem vagas em cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As inscrições no Sisu serão abertas no dia 19 próximo e vão até o dia 22. Podem concorrer às vagas candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014.

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abre 3.320 vagas em 26 campi. Para orientar os candidatos, a página do instituto na internet contém o edital, a tabela dos cursos, turnos, duração e número de vagas em cada unidade de ensino. O curso de análise e desenvolvimento de sistemas, com duração de seis semestres, por exemplo, é oferecido em 18 unidades e soma, no conjunto, 760 vagas. Há também vagas para graduação em engenharia civil, engenharia mecânica e engenharia de controle e automação e em diversas licenciaturas, entre outras áreas do conhecimento.

O Instituto Federal do Pará (IFPA) abre 955 vagas em sete unidades para ingresso neste primeiro semestre. São 21 cursos, entre licenciaturas e bacharelados. As licenciaturas somam 240 vagas em geografia, letras, matemática, pedagogia, química e física. Para saneamento ambiental, o instituto tem vagas nos campi de Belém (30 vagas), Itaituba (40) e Tucuruí (40). No portal do IFPA, o candidato pode consultar a tabela dos cursos, turnos, vagas e o número de semestres de duração de cada curso.

No Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) a oferta é de 595 vagas em sete unidades. Entre os bacharelados, o instituto oferece jogos digitais, fisioterapia, farmácia e produção cultural. Entre as licenciaturas, física, matemática e química. No portal do IFRJ podem ser consultados o edital, os turnos, cotas e vagas disponíveis por curso.

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) anuncia a abertura de 2.060 vagas em cursos de graduação. A oferta está distribuída em 34 cursos de 19 campi. O instituto ainda não divulgou o edital.

Mais informações na página do Sisu na internet.

Ionice Lorenzoni

Leia também:

Candidato a vaga na educação superior pública pode fazer a inscrição a partir do dia 19

X
Fim do conteúdo da página