Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Professor de Sergipe pesquisa geração de energia renovável

  • Terça-feira, 10 de fevereiro de 2015, 16h56

O professor Carlos Eduardo conseguiu apoio do CNPq para o seu projeto de conversão de energia solar (Foto: Luiz Eduardo Carvalho/IFS)Identificar a melhor tecnologia para converter energia solar em energia elétrica para consumidores de pequeno e médio porte do Nordeste é o objetivo do professor Carlos Eduardo Gama da Silva, do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Ele é o coordenador da pesquisa sobre geração de energia sustentável e renovável, que recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Silva é professor do curso de eletrotécnica, no campus Aracaju. O CNPq investirá R$ 170 mil no projeto, aprovado no fim do ano passado. A pesquisa, realizada pelo instituto em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), teve início em janeiro deste ano e deve durar 18 meses.

Segundo o coordenador, a energia solar é uma fonte de energia inesgotável e é considerada uma alternativa energética promissora, para enfrentar os desafios da expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental. “A geração fotovoltaica está em alta no mundo”, lembra ele. “Hoje existem quatro tecnologias básicas de construção das placas. Nossa proposta é instalar no prédio do Campus Aracaju pequenos geradores abrangendo essas tecnologias, para acompanhar o processo de escolha da melhor alternativa para utilização de geração elétrica”, afirma.

Laboratório – Com o projeto, o Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe instalará um laboratório de energia solar fotovoltaica, além de manter os equipamentos utilizados na pesquisa ligados à rede da instituição, contribuindo com a economia de energia. O laboratório está previsto para começar a funcionar dentro de oito meses.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página